Barreiras inicia vacinação contra a dengue para pré-adolescentes

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à vacinação contra a dengue para pré-adolescentes de 10 a 11 anos, em razão do número limitado de doses disponíveis. O município recebeu 4.758 doses da primeira remessa da vacina, que foram distribuídas e estão disponíveis nas 27 salas de vacinas locais. Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para imunizar seus filhos.

“Estamos atentos à evolução dos casos da doença em Barreiras e até o momento a situação está controlada. Para evitar a proliferação desses números, especialmente neste período chuvoso é fundamental que a população faça sua parte evitando acúmulo de água e lixo, por exemplo, além disso, a vacinação disponível para os pré-adolescentes é mais uma importante forma de evitar a doença”, revela a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município registra 32 casos confirmados de dengue em 2024.

A enfermeira sanitarista da Coordenação do Programa de Imunização (Copim) de Barreiras, Lívia Teles, ressaltou a importância da vacinação como medida preventiva para a saúde. “O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a dengue no Brasil para o público entre 10 a 14 anos, devido ao maior índice de internações nessa faixa etária. Para garantir a vacinação, é necessário que o adolescente esteja acompanhado do pai ou responsável e leve o cartão de vacinação. Certamente, esta é a melhor forma de proteção”, diz.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, responsável também pela transmissão da Zika e da chikungunya. Ela pode se manifestar de forma assintomática ou com sintomas leves, como febre, dores no corpo e manchas vermelhas, mas em casos graves pode levar à morte, sendo uma doença que não deve ser negligenciada.

Dircom/PMB – 27.02.2024

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo