Barreiras inicia revisão e atualização do Plano Diretor

Na próxima quinta-feira, 12, na Câmara de Vereadores de Barreiras a partir das 19h a Prefeitura de Barreiras realiza a primeira Audiência Pública para apresentar a proposta de revisão e atualização do Plano Diretor de Barreiras, aprovado em 2004.

Barreiras quase 15 anos depois e com mais de 154 mil habitantes, inicia a revisão para atualização do seu Plano Diretor por um amplo processo de planejamento participativo envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade local.

con1

A primeira Audiência Pública é uma das etapas do processo de revisão e atualização que servirá para fundamentar a metodologia de construção revisional do Plano, aponta o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

“Essa audiência é espaço para reunir as instituições, profissionais liberais, empresários, lideres populares e a população urbana e rural para conhecer a metodologia de revisão e atualização e opinar sobre o processo coletivo do pensar e fazer a cidade que almejamos no futuro” ressaltou Paê Barbosa.

Os princípios e diretrizes que nortearão o processo de elaboração norteiam-se pela Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, que prever os instrumentos e os mecanismos necessários para efetivar e articular as ações públicas e privadas em cada um dos munícipios brasileiros.

con2

De acordo com o prefeito de Barreiras a revisão do Plano Diretor de 2004 é um compromisso da gestão atual com a sociedade de Barreiras e um legado para as próximas gerações.

“Em 2004 concretizamos e entregamos a cidade naquela época o PDDU, quase duas décadas depois, nosso trabalho será a revisão e atualização do nosso plano diretor que é um instrumento importantíssimo e capaz de pensar a cidade para frente, olhar a realidade atual e planejar o futuro para os que habitam e investem no nosso território” Conclui Antonio Henrique.

A audiência é aberta a participação da sociedade e uma oportunidade para os profissionais e acadêmicos, poder público e agente privados sinalizar os rumos possíveis para uma nova política de ocupação sustentável do espaço urbano e rural.

convite

Para Benê Campos, conselheira estadual das cidades, “Barreiras dá um passo importante para consolidar o urbanismo e impulsionar ainda mais sua condição estratégica como centro de comércio e serviços. Este processo exige o envolvimento de todos que tem compromisso com o desenvolvimento do município”. Destacou Campos.