Barreiras encerra V Conferência de Cultura construindo as bases para o primeiro Plano Municipal de Cultura

Depois de quatro dias de debates e a apresentação de propostas para o desenvolvimento das Políticas Públicas Culturais de Barreiras, contando com a participação de representantes da sociedade, Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, foi concluída nesta segunda-feira, 18, a V Conferência Municipal de Cultura. Os participantes inscritos foram divididos em seis eixos temáticos, com a responsabilidade de sugerir e votar propostas voltadas para o fortalecimento de cada eixo, sendo: Institucionalização, marcos legais e Sistema Municipal de Cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; Direito a artes e as linguagens digitais.

Durante a plenária, os participantes escolheram três propostas prioritárias de cada eixo temático para o município, e todas que foram apresentadas no decorrer da Conferência vão ser encaminhadas para a elaboração do primeiro Plano Municipal de Cultura de Barreiras. A subsecretária de Cultura e Turismo, Emilia Moreno, avalia a Conferência como bastante positiva, a partir do momento em que a gestão municipal apoia a iniciativa e abre espaço para o diálogo com a sociedade e os fazedores de cultura.

“A gestão garantiu o direito à democracia e o debate público sobre a cultura. Então é necessário ainda haver uma conscientização maior por parte dos atores da cultura, os fazedores culturais, os produtores, os artistas em geral, aqueles que pensam e querem algo melhor para o município, o estado e o país. É preciso participar desses momentos de construção democrática, porque a Conferência fortalece o sistema municipal de cultura, ela é o primeiro passo. Ficamos muito felizes com o apoio de todos os colaboradores e vamos continuar focando e construindo o que é necessário para Barreiras,  um sistema municipal de cultura forte. Esse é o principal ponto positivo”, avalia Emília Moreno.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Ramon de Souza, também avaliou o debate como engrandecedor para o ‘fazer cultural’ do município. “É uma oportunidade de pensar nossa realidade e a partir disso, a gente transformar, porque a nossa articulação precisa ser melhorada. A Conferência é um espaço de diálogo, de participação social, é o momento em que o poder público e a sociedade civil se encontram pensando no objetivo maior, que é a construção do Plano de Cultura que tem uma validade de dez anos”, disse.

Ao final da V Conferência Municipal de Cultura foram eleitos quatro delegados que vão representar o município na Conferência Territorial de Cultura, prevista para o próximo mês de outubro. São três representantes da sociedade civil, sendo: Marciel Henrique Rego Vianna;   Rafaela da Silva Pereira; Ana Carolina Pamplona Barbosa, e os suplentes: Leonardo Araújo Van de Bom; Maila Xavier Sodre; Omar Ferrabraz Ribeiro Perri. Representando o poder público, nas Conferências territorial e estadual, foi eleito como delegado Ramon de Sousa Santos, e o suplente Osmar Mendes Júnior.

Dircom/PMB – 20.9.2023