Barreiras: Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, Centro de Atendimento à Mulher promove encontro com profissionais da rede

A Sífilis Gestacional e Sífilis Congênita foram o foco do encontro com enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde realizado na segunda-feira (23), pelo Centro de Atendimento à Mulher (CAM), em Barreiras. A ação teve como principal proposta debater o assunto com os profissionais que atendem rotineiramente mulheres e gestantes nas Unidades de Saúde, com orientação e atualização de casos no município.

A médica infectologista Isabele Lucena explanou sobre a atualização dos casos de Sífilis Gestacional e Congênita no município, relatando que a doença tem cura, sendo uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada por uma bactéria Treponema Pallidum, podendo ser transmitida pelo sexo sem o uso de preservativo ou por transfusão de sangue. Já a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

Durante o encontro, a enfermeira Thiare Cordeiro apresentou os dados epidemiológicos dos casos no município através do monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, e na oportunidade explicou o fluxograma atual das notificações. O Pré-Natal de Alto Risco (PNAR) também foi tema do encontro e durante a apresentação da enfermeira Merelle Oliveira, foi explicado sobre o fluxograma e o acompanhamento de pacientes que precisam dessa atenção especial.

Conforme a coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira, nesse primeiro momento a palestra alcançou os enfermeiros e médicos recém-chegados na rede municipal, em novembro acontecerá um segundo momento onde o tema será debatido e compartilhado com as demais equipes que compõem o quadro da saúde municipal.

“Em 19 de outubro foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, aproveitamos o momento oportuno para mostrar aos novos enfermeiros e médicos que passam a atuar na rede municipal de saúde, como funciona o fluxograma, o acolhimento e o atendimento de pacientes que são acometidas por essa doença. Foi um bate-papo descontraído com participação integrativa de todos, por isso, agradecemos a colaboração da médica infectologista Isabele Lucena, também das enfermeiras Thiare e Merelle, que explanaram de maneira didática esse tema. Na oportunidade, também apresentei a dinâmica dos atendimentos e os serviços ofertados diariamente no CAM”, pontuou Emanuela Oliveira.

Dircom/PMB – 25.10.2023