Barreiras continua a liderar o ranking das cidades mais seguras do Brasil

A Capital do Oeste celebra mais uma conquista significativa ao não aparecer no Atlas da Violência, divulgado anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Este relatório, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apresenta um panorama atualizado dos dados de violência no Brasil.

O Atlas da Violência 2024 destaca a taxa de homicídios estimada por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros em 2022. O estado da Bahia lidera com a maior taxa de homicídios do país, sendo que as cinco cidades mais violentas estão localizadas no estado. No entanto, Barreiras não está incluída nessa lista. O relatório completo pode ser acessado no link: [Atlas da Violência 2024](https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/8655-atlas-violencia-2024-municipios-v05.pdf).

“É extremamente gratificante receber essa notícia. A segurança é essencial para qualquer cidade e para todos os seus habitantes. Temos trabalhado intensamente, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, em articulação com as forças de segurança envolvendo as polícias civil, militar, guarda civil municipal, cootrans, federal, rodoviária federal e o corpo de bombeiros, implementando especialmente ações preventivas. O resultado é uma cidade mais segura e tranquila, onde se pode viver e trabalhar com paz de espírito. Parabéns a todos os envolvidos na manutenção da segurança em nossa cidade”, afirmou o prefeito Zito Barbosa.

O Mapa da Violência retrata a situação da violência no Brasil utilizando dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Em 2022, havia 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, segundo o censo de 2022. As taxas de homicídio variaram de 2,2 a 94,1, com uma média de 26,2. A mediana foi de 22,3%, indicando que poucas cidades com altas taxas de homicídios elevaram a média. De fato, 33 municípios apresentaram taxas acima de 49 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional.

Sobre o Ipea – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. O Ipea oferece suporte técnico e institucional às ações governamentais, possibilitando a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento, e disponibiliza para a sociedade pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Dircom/PMB – 19.06.20