Barreiras conquista Prêmio Nacional de Educação Alimentar e Nutricional

A Capital do Oeste recebe mais uma vez reconhecimento nacional, desta vez através de iniciativa da Secretaria de Educação de Barreiras por meio da Diretoria de Alimentação Escolar, que desenvolveu na Escola Municipal Itarajú Queiroz Santos, o relato “Cozinha de Gerações” premiado pelo Ministério da Educação durante a 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília. A premiação e apresentação da experiência exitosa ocorreu no II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE em parceria com a FAO, que reuniu representantes de países da América Latina e Caribe.

A iniciativa e planejamento foram coordenados pela diretora de alimentação escolar, Milleane Sodré, a nutricionista Ruanitta e a nutricionista responsável técnica Geisa Lessa. Com a participação de 26 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, elas buscaram conhecer os hábitos alimentares tradicionais das famílias, para identificar semelhanças e diferenças na “cozinha das gerações”, além de mobilização de reflexões sobre a culinária regional e a importância dos alimentos in natura produzidos pela agricultura familiar. A experiência em sala de aula culminou na premiação que já faz parte do livro“ Os melhores relatos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II”, desenvolvido pelo FNDE.

Na tarde desta terça-feira, 19, o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, a diretora Milleane Sodré e a equipe técnica da Diretoria de Alimentação Escolar foram até a Escola Municipal Itarajú Queiroz Santos para fazer a entrega do certificado e parabenizar os estudantes envolvidos no projeto. Comemorando a conquista, eles receberam com alegria a premiação que segundo o diretor Wilson Melo materializa o reconhecimento do trabalho de toda a equipe.

“É uma alegria ver ações desenvolvidas diariamente em nossa escola serem reconhecidas. Esse prêmio é muito importante para a comunidade escolar que passa a ter uma visão ampliada, de como a Secretaria de Educação trata com carinho e cuidado a Alimentação Escolar no município. Além disso, essa ação permitiu que as crianças percebessem que a alimentação é parte da nossa cultura, com ampla valorização da culinária regional e de alimentos saudáveis produzidos aqui no Vale”, disse o diretor.

Representando toda equipe técnica, a diretora de alimentação escolar Milleane Sodré agradeceu o envolvimento dos estudantes e professores. “ É uma grande conquista para todos nós, pois esse trabalho foi desenvolvido por diversos atores do PNAE levando a nossa Alimentação Escolar a alcançar este patamar de referência nacional, porque pensamos na alimentação e nutrição para além do alimento no prato”, disse a diretora.

O secretário municipal de Educação destacou que o prêmio visa incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar saudável no ambiente escolar, evidenciando a participação dos estudantes que são os protagonistas no processo.

“Barreiras concorreu com municípios de todo Brasil, e a contribuição dos nossos estudantes aqui da Escola Municipal Itaraju Queiroz Santos fez toda a diferença, conseguindo destacar nossa culinária típica regional, onde inserimos os alimentos in natura da agricultura familiar, o beiju, cuscuz, leite, hortifrúti e demais aquisições, que são provenientes de nossa região. Agradecemos primeiramente à Deus por essa conquista e a dedicação da nossa equipe que trabalha diariamente para oferecer uma alimentação de qualidade para as nossas crianças, destacamos todo o empenho da equipe da Diretoria de Alimentação Escolar, a comunidade escolar, professores, gestão escolar e principalmente, a colaboração dos nossos jovens estudantes”, destacou o secretário Jeferson Barbosa.

Dircom/PMB- 20.9.2023