Barreiras adere a projeto federal de qualificação dos profissionais de segurança pública

O município foi o único do Oeste do Estado a formalizar a adesão

Barreiras está entre os 24 municípios da Bahia, e o único da região Oeste, a assinar o Termo de Adesão ao projeto Pronasci 2 e Bolsa Formação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) garantindo o alinhamento do Município a Política Nacional de Segurança Pública, e aos profissionais de segurança municipal, a possibilidade a se inscreverem nos cursos disponibilizados, para concorrer a uma Bolsa Formação no valor equivalente a R$ 900. O projeto é um dos pilares do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que tem por objetivo a promoção de uma segurança mais cidadã.

Ao assinar o termo, na última segunda-feira (6), o prefeito Zito Barbosa reforçou a importância da qualificação e incentivo a novos aperfeiçoamentos por parte da corporação que integra a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras. “É fundamental que o efetivo esteja apto para oferecer um serviço de excelência ao cidadão, para isso, é imprescindível investimentos tanto na formação intelectual quanto no conforto e bem-estar do ambiente de trabalho. Esta adesão reforça nossa meta de garantir aos nossos servidores todo o apoio necessário para uma boa prestação de serviço à população”, destacou.

O Bolsa-Formação é parte integrante da política de educação e valorização dos profissionais de segurança pública, conforme prevista na Lei Federal n° 13.675/18, a previsão é que sejam ofertadas 100 mil bolsas na modalidade virtual para quem concluir cursos específicos na plataforma da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “A partir desta adesão, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, continuará implementando ações integradas para o fortalecimento da segurança no município, na redução da violência e criminalidade e na promoção de boas práticas de cidadania”, finalizou o secretário da pasta, Júnior Sampaio.

Dircom/PMB – 10.11.2023