Barreiras 132 anos: Festival de Pipas dá início às comemorações de aniversário da Capital do Oeste

A programação que comemora os 132 anos de emancipação política de Barreiras começou de forma bem lúdica, na manhã deste domingo, (21) no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, onde foi realizada uma oficina que ensinou o passo a passo como confeccionar pipas, e depois, à tarde, foi realizado o Festival de Pipas, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo junto com o grupo de Pipeiros. O evento reuniu na Praça Landulfo Alves pessoas de diversas idades que se divertiram com uma das brincadeiras de rua mais queridas de crianças, adolescentes e adultos.

Mais de 50 inscritos de 3 a 60 anos participaram do festival que teve o objetivo de mostrar que soltar pipa à vontade é possível sim, desde que seja em local apropriado e que garanta segurança para todos. A ideia do grupo de Pipeiros, composto por 13 membros, é desmistificar o preconceito que segundo o coordenador, Carlos Pereira, ainda existe em relação à prática, começando o processo por quem solta pipas conscientizando-os para a necessidade de procurar locais afastados para brincar.

O grupo de Pipeiros já vem há alguns anos na defesa da prática em Barreiras. Em 2020 foi sancionada pelo prefeito Zito Barbosa a lei nº 1.456, de 27 de outubro, que regulamenta a utilização de espaços públicos para a realização de Festival de Pipas – Pipódromos, definidos como locais específicos para a prática da atividade esportiva, artística e de lazer de soltar pipas. Um dos requisitos para os Pipódromos é que tenham uma distância mínima de mil metros das rodovias federais e estaduais e 200 metros de avenidas e de redes elétricas, garantindo segurança para quem pratica e para a sociedade.

“Atualmente nós soltamos pipa no Residencial Boa Sorte que é um lugar afastado. Direcionamos as pessoas que gostam de praticar pipa a soltar naquela região que não causa nenhum tipo de acidente. A oficina é justamente trazer o público externo a essa conscientização, mesmo porque acreditamos que é muito bom incentivar crianças e adolescentes a praticarem atividades lúdicas, movimentos psicomotores. Então, a gente tem essa ideia de que resgatar essa tradição vai trazer um bem muito grande para a sociedade. O nosso objetivo, além da oficina, é levar festivais para as escolas”, disse o coordenador do grupo de Pipeiros, Carlos Pereira.

Participando do evento, a subsecretária de Cultura e Turismo agradeceu aos participantes do Festival de Pipas e também comemorou o aniversário, ao lado dos Pipeiros, neste primeiro evento que abriu as atividades comemorativas pelos 132 anos de Barreiras.

“Iniciamos neste domingo nossa programação em comemoração ao aniversário de Barreiras com esse Festival de Pipas, foi um evento lindo com bastante colorido, aproveitei também para comemorar, neste ritmo de diversão, mais uma primavera com todo esse público que compareceu na Landulfo Alves. Para essa semana, teremos outros eventos, inclusive a abertura da Flib na terça-feira (23), onde também esperamos toda população na maior festa Llterária do Oeste”, ressaltou Emília Moreno.

Dircom/ PMB 22.5.2023