Barreiras 132 anos: Eventos Esportivos marcaram programação festiva do aniversário do município

A Capital do Oeste ficou movimentada durante as comemorações dos 132 anos de emancipação política. Com uma programação diversificada preparada pela Prefeitura de Barreiras, com inaugurações, atos administrativos, eventos culturais e shows musicais, também foi realizada uma variada grade de atividades esportivas nos quatro cantos da cidade dentro do Projeto Brincar e Viver da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer.

A Praça da Juventude Esmail Figueiredo, inaugurada no dia 25, foi palco de competições de futsal, futebol society, performance de skate e patins. Na disputa pelo título de campeão de futsal, os Meninos da Lua levaram a melhor em cima do Real Vila. Ainda, no clima de final, o time da GCM Barreiras x PM/Bombeiros, os guardas civis municipais ficaram com o título de campeões no Futebol Society.

No dia 26 de maio, aniversário de 132 anos de Barreiras, logo nas primeiras horas da manhã a BR 242 foi tomada em toda sua extensão por atletas ciclistas que participaram da tradicional Prova de Ciclismo, nas categorias de Elite (feminino e masculino), Sub 30, Master A, B e C (masculino). Ao final das provas, os atletas subiram ao pódio e foram consagrados com medalhas e troféus.

Ainda no dia 26, no Ginásio da Escola Municipal Celso Barbosa, aconteceram os jogos de tabuleiro com os Campeonatos de Xadrez e Damas. Durante todo o dia, os competidores disputaram, sangrando vencedores de Damas: 1º lugar – Naldo, 2º lugar – Mateus e 3º lugar –  Raimundo. No Xadrez, disputaram as categorias Sub-8, Sub-10 e Livre, com destaque para os campeões Mateus Xavier, Heitor Xavier e Júlio César, respectivamente. A tarde foi a vez dos motociclistas de aventura fazerem o Aquecimento de Motocross na pista do Espaço CTG, com muita velocidade, desempenho e poeira, no estilo livre.

E a programação continuou no sábado (28), com a programação da tradicional corrida “Arraial Trail Run”, na comunidade Arraial da Penha. Às 6h da manhã, mais de 300 competidores já estavam em contato com a natureza para percorrer os desafios de 5km e 8 km, reunindo centenas de participantes. Na noite de sábado, o Jiu-jitsu  foi destaque no Ginásio Municipal Baltazarino Araújo Andrade, reunindo 600 competidores de diversas categorias e academias do interior da Bahia e estados vizinhos. Quem levou a melhor foram as academias Kirius Brazilian Jiu-jitsu Team- Barreiras (campeã), Raiz Jiu-jitsu (vice-campeã), e terceira colocada a Cerrado Jiu-jitsu de Correntina.

Acompanhando todas as competições, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Lucas Quirino com sua equipe, também compareceram a Abertura do Campeonato Alphaville, que integrou as atividades esportivas com a participação de 40 times de futebol.

“Comemoramos os 132 anos de Barreiras, nossa Capital do Oeste e Capital do Esporte, com diversas atividades esportivas. A população ganhou mais um grande presente de valorização do esporte com a Praça da Juventude Esmail Figueiredo, além das quadras poliesportivas, arenas de futebol, o Centro Esportivo Dep. Luiz Braga e o Ginásio de Esporte Baltazarino Araújo de Andrade que já estão à disposição dos atletas. Os atletas puderam participar de competições de futsal, futebol society, skate, patins, ciclismo, xadrez, dama, motocross, corrida rústica, jiu-jitsu e futebol de campo, reunindo torcidas e famílias nos equipamentos esportivos da zona urbana e rural. Essa é a melhor maneira de comemorar, proporcionando às pessoas mais integração e qualidade de vida”, destacou o secretário Lucas Quirino.

Fotos: Dircom e Zedu

Dircom/PMB- 29.5.2023