Ato Cívico e hasteamento das bandeiras abrem Semana da Pátria, em Barreiras

Cidadania, amor à Pátria e brasilidade marcaram a manhã desta segunda-feira (04), durante a abertura da Semana da Pátria na Capital do Oeste. Na Praça da Juventude Esmail Figueiredo, o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, pela Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do maestro Fábio Menezes, abriram oficialmente as comemorações patriotas  da semana, em Barreiras.

Realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação; e Cultura e Turismo, o momento cívico contou com a participação do prefeito Zito Barbosa; vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de Educação, Jeferson Barbosa; Comandante do 4° BEC, Coronel Erivelton Marcos Kosciureski; subcomandante do CPRO Ten. Cel. Cristiano Gouveia; comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda; representantes do comando do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares; Polícia Rodoviária Federal e Guarda; Civil Municipal, além de secretários e subsecretários municipais; vereadores Otoniel Teixeira; Tetéia Chaves; Sileno Cerqueira; Valdimiro José; Silma Alves; Hipólito Passos; Yure Ramon; e estudantes Colégio Municipal Eurides Sant´Anna.

Este ano, a Semana da Pátria 2023 traz uma temática especial: “Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, pensado como forma de destacar, valorizar e reconhecer a importância da Bahia no processo de Independência do Brasil. E até o dia 06 de setembro, as escolas municipais Eurides SantÀnna, Padre Vieira, Eudilton Miranda, Miguel Pereira Gomes, Malha do Jatobá, Capitão Marcolino, Maria Madalena, Salustriano Ayres, Celso Barbosa dos Santos, Dr. Abílio Farias, Luzia Gonçalves de Souza e Presidente Médici, realizarão o hasteamento e arriamento das bandeiras.

“Preparamos com a nossa equipe pedagógica e o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, uma programação integrada para toda rede municipal de ensino, envolvendo os estudantes da sede e do campo, nos atos de cidadania e patriotismo, com hasteamento e arriamento das bandeiras diariamente. E ainda teremos os desfiles cívicos pelos bairros, levando mensagens de amor à Pátria a todos os munícipes”, disse o secretário de Educação, Jeferson Barbosa.

Após o hasteamento, o prefeito Zito destacou a importância da Semana Cívica que será finalizada com o tradicional desfile 7 de Setembro na Avenida Clériston Andrade. “A abertura da Semana Cívica retrata certamente uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, que é o dia 7 de Setembro, momento em que comemoramos a nossa independência. E este ano, celebramos o bicentenário do Brasil na Bahia, marcando a história dos baianos na luta pela liberdade e pela paz no nosso País. Agradeço a presença de todas as autoridades militares, civis, educadores e, principalmente, as escolas municipais neste ato de civismo e cidadania”, pontuou o prefeito.

Dircom/PMB – 05.09.2023