Arraial Trail Run 2024: Mais de 300 pessoas participam da VI edição da Corrida Rústica na comunidade Arraial da Penha

Em Barreiras, o domingo (19) foi dedicado ao esporte no povoado Arraial da Penha, comunidade considerada o berço da Capital do Oeste. A VI edição da Corrida Arraial Trail Run reuniu, mais uma vez, centenas de esportistas, que praticaram o esporte em contato direto com a natureza e a liberdade da corrida rústica com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer.

A Praça Nossa Senhora da Penha foi o ponto de partida para as 325 pessoas inscritas nos percursos de 8km, 16km e 32km. E foi em meio à diversão, adrenalina e beleza da natureza que Juscelia Moreira venceu a primeira colocação com 34 minutos, na categoria feminina 8k. Ela conta que este ano, ganhar a primeira colocação foi emocionante, pois em dezembro de 2023 havia sofrido um acidente de trânsito e tinha receio de não conseguir retornar ao esporte.

“Hoje a palavra chave é resiliência, pois tive que me adaptar nessa situação difícil e superar medos e as adversidades devido ao acidente. Corro há sete anos, e mais uma vez alcancei o primeiro lugar. Fiquei muito feliz, por isso, agradeço a todos pelo apoio e a torcida”, ressaltou Juscelia ao receber a medalha.

Organizada pelo grupo Alcateia Eventos, com as ações diretas dos integrantes Moacir Pereira Pinto, Fernando Galante, Vanderlino Corado, Ismail Pelisser Guerreiro e David Dutkievicz, o evento também premiou homens e mulheres das demais categorias. Para Dutkievicz, a Corrida Arraial Trail Run explora a natureza da região Oeste de maneira atrativa com percursos que passam em estradas e trilhas próximas a Vila do Arraial da Penha, como os trechos dentro de riachos, pedreiras, raízes com belas paisagens.

“Essa é uma excelente oportunidade de Barreiras atrair gente de fora para conhecer a cidade, se conectar com a natureza e se superar nos percursos.  Os atletas sempre viajam com a família e acabam lotando a rede hoteleira, restaurantes e passeios. É uma grande oportunidade para o município, a prova que acontece desde 2017 agrega esporte e cultura, trazendo benefícios para a sociedade regional além de valorizar a vila do Arraial da Penha, e hoje, tomou grandes proporções que não seria possível sem o apoio da Prefeitura. Obrigada a todos os participantes por mais essa edição”, disse David Dutkievicz.

Os atletas classificados do 1º ao 5º lugar receberam troféus e todos os corredores ganharam medalhas de participação. Esse ano, o Arraial Trail Run contou com a participação de atletas de Brasília, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Ibotirama, Correntina, Santa Maria da Vitória e São Desidério.

Seu Nerocy Guerreiro, aos 67 anos, conseguiu concluir a prova e pontuou a importância do esporte para a saúde. “Sou de Santa Catarina, mas moro em Barreiras há 30 anos e sempre que posso participo desses eventos, tanto pela indicação médica, como também porque sabemos dos benefícios para a nossa saúde. Esse foi um evento muito bem organizado, parabéns aos organizadores”, disse.

O secretário de Esportes, Lucas Quirino e a secretária de Cultura, Emília Moreno, também participaram do evento que integra as comemorações dos 133 anos de emancipação política de Barreiras.

“Ao longo de todo esse mês estamos com uma diversificada programação esportiva em comemoração ao aniversário de nossa cidade e, em mais um ano, apoiamos essa corrida que já é tradição em Barreiras. Parabenizamos todos os envolvidos, os atletas profissionais e as pessoas que gostam deste esporte. Foi um domingo de muita adrenalina e emoção”, disse Lucas Quirino.

Ao final do evento, os esportistas, turistas e moradores da comunidade puderam curtir juntos os sons das Bandas Capitão Caverna e Power Trio, que levaram alegria à Praça, em contrapartida da aplicação dos recursos oriundos do Edital de Chamamento Público “João do Biriba” que credencia artistas, bandas, grupos musicais e músicos que desejam participar dos eventos culturais municipais em 2024, conforme recursos da Lei nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Dircom/PMB – 20.5.2024

Fotos: Dircom e Guga Filmes