Arraiá no Parque 2022: Barraqueiros e ambulantes recebem orientações sobre o trabalho durante o São João em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras reuniu nesta terça-feira (14), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho; e representantes das Secretarias de Saúde; Administração e Assistência Social, os diversos empreendedores que irão trabalhar durante os cinco dias no Arraiá no Parque 2022, de 22 a 26 de junho. O encontro, que também contou com a presença do vereador Rider Castro, serviu para reforçar as normas de segurança, noções de higiene, combate ao trabalho infantil e as regras gerais que deverão ser cumpridas para o bom andamento das atividades dos comerciantes e a garantia do conforto dos forrozeiros.

Uma das grandes preocupações é evitar o acesso e permanência de menores em pontos de venda, estimulando o trabalho infantil. Para isso, uma fiscalização diária será posta em prática, assim como todos os eventos promovidos pela Prefeitura. “O trabalho infantil e exposição de menores em ambientes com venda de bebidas é nossa grande preocupação. Estaremos com nossa equipe da Assistência Social juntamente com o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância em fiscalizações diariamente, então pedimos a compreensão de todos”, explicou a coordenadora da secretaria de Assistência Social, Denise Mesquita.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho, conduziu o encontro com os comerciantes, abrindo espaço para tirar dúvidas e apresentar a estrutura ampliada para 2022. “A expectativa é totalmente positiva, todos os espaços foram vendidos, teremos diversidades de comidas típicas, uma mega estrutura e grandes atrações musicais. Estaremos à disposição dos barraqueiros e ambulantes todos os dias no Parque, dando suporte e orientando”, garantiu o secretário.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires e equipe de fiscalização, repassaram as principais orientações sobre higiene, manipulação, preparo e conservação dos alimentos, a exigência de alvará de funcionamento e a determinação judicial que coíbe a utilização de itens como garrafas, facas, mesas e cadeiras de metal. O assessor da Secretaria de Planejamento, engenheiro Marcos Penalber, também repassou dados sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB e detalhes técnicos das barracas.

O vice-prefeito Emerson Cardoso finalizou a reunião, apontando a popularidade do São João de Barreiras em todo interior, o retorno após dois anos de pandemia e a parceria do poder público com os comerciantes.

“Entendemos que a parceria com todos os vendedores e comerciantes durante o São João alcança o sucesso, então, precisamos de integração nesta grande corrente, tanto os que trabalham, quanto os que organizam, porque juntos, e com comprometimento, todos terão o resultado esperado. Devido a pandemia, ficamos dois anos sem condições de realizar nosso São João no Parque, e agora o governo Capital do Oeste apresenta uma festa com grandes atrações e estrutura, atraindo turistas e visitantes de toda região. Pedimos todos os cuidados de saúde e segurança, e certamente, vamos celebrar o melhor e maior São João da Bahia em 2022”, destacou o vice Emerson Cardoso.

Dircom/PMB – 15.06.2022