Academia Estudantil de Letras do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna realiza intercâmbio literário com a ABL

Incentivando o despertar para literatura, comunicação poética, leitura e a criatividade, a Secretaria de Educação de Barreiras por meio do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna desenvolve desde junho com os estudantes, o projeto Academia Estudantil de Letras Euridiana- AELE. A iniciativa inédita foi concebida pela coordenadora pedagógica e escritora Tina Laura, e já tem colhido frutos com produções literárias e a participação ativa dos adolescentes em sala de aula, buscando mobilizar o combate à violência através das discussões, palestras, pesquisas e ações de promoção ao bem-estar estudantil.

Com apoio da equipe docente, a coordenadora Tina Laura descreve sobre a implantação da Academia Estudantil de Letras dentro do espaço escolar, destacando a potencialidade da literatura na formação do indivíduo no tocante à expansão intelectual, cultural e de conscientização.

“Precisávamos de um espaço para discutir com os estudantes todas as problemáticas sociais, bullying e violência enfrentadas no cotidiano. A literatura é uma maneira simples e eficaz para externalizar emoções, definir sentimentos e viajar por outros mundos. A Academia Estudantil de Letras Euridiana tem sido um presente para todos e felizmente, já temos vivenciado bons resultados com foco de aprendizagem e ações no interno escolar”, destacou Tina Laura.

Para mostrar um pouco do trabalho estudantil na literatura, os estudantes do 6º ao 9º ano que fazem parte do projeto acompanhados da presidente da AELE, estudante Alicia Carmo dos Santos e dos professores Vânia Queiroz, Leia Borges e Ivanete Ribeiro, pela primeira vez visitaram nesta quinta-feira, 21, a sede da Academia Barreirense de Letras-ABL para conhecer e dialogar com os imortais. Eles foram recepcionados pelo presidente Valney Rigonato e os membros escritores Ignez Pitta, Marilde Queiroz, Adilma Vilela, Inácio Cordeiro e Ananda Lima.

“Uma emoção imensa compartilhar nossa experiência com todos esses escritores que fazem parte da ABL. Abrimos uma roda de conversa, falamos da Academia Estudantil, contamos um pouco sobre o nosso patrono o escritor japonês Masashi Kishimoto, recebemos livros e firmamos um intercâmbio literário, com a visita e diálogos permanentes”, disse a jovem presidente Alicia Carmo ao entregar o projeto da Academia Estudantil de Letras Euridiana ao presidente da ABL, Valney Rigonato.

Ao final, a escritora e coordenadora Tina Laura agradeceu a ABL Barreiras pelo apoio e incentivo, para que a literatura permaneça viva. “Sou escritora e tenho muito orgulho de ser confreira na ABL, e nos sentimos apoiados com o projeto da Academia Estudantil de Letras Euridiana, que está fazendo e fará muita diferença na vida desses estudantes”, finalizou Tina.

Dircom/PMB- 22.9.2023