A Ilumina Barreiras avança com as atividades e a Capital do Oeste vai se tornando referência em iluminação pública eficiente e sustentável

Atuando nas ruas de Barreiras desde o dia 04 de janeiro, a empresa Ilumina Barreiras vencedora da Parceria Público-Privada (PPP), que prevê a execução, modernização, manutenção e telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município, segue transformando a iluminação pública da cidade.

O Residencial Boa Sorte e o Bairro Boa Sorte já experimentam a transformação na iluminação pública, com a instalação de mais de 280 luminárias de LED, marcando o início do maior programa de iluminação pública da Bahia que substituirá mais de 20 mil lâmpadas nos próximos oito meses.

A iniciativa da Prefeitura de Barreiras visa não apenas aprimorar a iluminação das ruas, mas também alcançar uma redução expressiva de 60% no consumo de energia. O secretário de Infraestrutura, João Sá Teles, destaca o empenho da gestão municipal afirmando que “este primeiro momento é considerado um trabalho árduo de substituição das lâmpadas e que será fortalecido a partir do próximo mês quando terá início às etapas de instalação de braços e outros serviços mais complexos”. A população será envolvida no processo de manutenção, através da disponibilização pela empresa de um número 0800 e um aplicativo dedicado para reportar demandas de iluminação pública, reforçando a interação e participação do cidadão.

O cronograma da empresa prevê que os bairros Cidade Nova e Nova América 2 serão os próximos beneficiados, com a substituição de 619 e 414 luminárias, respectivamente. A PPP firmada entre a Prefeitura e concessionária, assegura não apenas uma nova iluminação, mas também uma abordagem sustentável com tecnologia de ponta, promovendo segurança e eficiência.

Barreiras destaca-se como a segunda cidade do Estado e a décima primeira do Brasil a implementar uma PPP de iluminação pública. O projeto, iniciado em fevereiro de 2020, recebeu apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, através do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP CAIXA), consolidando a cidade como uma referência nacional em inovação urbana.

Dircom/PMB – 16.1.2024