A Capital do Oeste segue exibindo números robustos como celeiro de grãos, frutas e fibras do Brasil, aponta IBGE

Nesta sexta-feira (15), o Jornal A Tarde lançou um caderno especial sobre o agronegócio, destacando Barreiras, como um dos sete municípios mais ricos do país nesse setor. Os dados analisados são referentes a 2022, já que a avaliação sobre 2023 ainda não foi lançada. A base é a pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).

A avaliação considera critérios como área colhida, produção, valor da produção das lavouras e rendimento. Em 2023 a capital do Oeste também foi eleita a melhor cidade para fazer negócios na agropecuária, segundo o ranking da consultoria Urban System, publicado com exclusividade pela revista Exame. Entre os pontos destacados, Barreiras teve um aumento de 36% nas exportações de produtos agropecuários, totalizando 302.000 toneladas.

A cidade, com 159.743 habitantes, se destaca ainda no especial do A Tarde na geração de empregos, com um crescimento de 6,24%, ocupando a sétima colocação no registro de novos empregos, com 1.720. Barreiras é polo regional e consolidou-se como referência em saúde, educação, comércio e serviços em geral. Esse crescimento e pujança são atribuídos pelo prefeito Zito Barbosa ao trabalho sério das associações de produtores, à pesquisa e a setores como comércio e indústria.

Além disso, ele destaca a contribuição da gestão municipal, que promoveu uma completa transformação na infraestrutura da cidade nos últimos sete anos, oferecendo infraestrutura para os moradores e oportunidades para novos investidores que escolhem Barreiras para viver e empreender. “Recebemos essa notícia com muita alegria e na certeza de que estamos no caminho certo, fortalecendo Barreiras como a capital do Oeste e oferecendo à cidade todas as condições necessárias para seus moradores e para aqueles que queiram aqui desembarcar seus negócios”, disse o prefeito.

Dircom/PMB – 15.03.2024