Nota da Secretaria de Cultura e Turismo sobre mudanças na grade musical das atrações regionais no São João de Barreiras

Cumprindo com os princípios de publicidade e isonomia, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou em janeiro deste ano, o Edital de Chamamento Público “João do Biriba” para o credenciamento de artistas, bandas, grupos musicais e músicos interessados em participar dos eventos culturais municipais em 2024, com recursos decorrentes de aporte financeiro da Lei nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Após o período de credenciamento, uma nova etapa foi realizada para classificação dos músicos e bandas credenciados, por gênero musical, o que define a participação de determinados artistas ou bandas em cada evento. A exemplo do São João de Barreiras, que estabelece a prevalência do gênero forró, pé de serra, xote e baião.

Através dos editais de fomento a cultura, a Prefeitura de Barreiras busca oportunizar aos artistas locais e regionais a participarem de maneira democrática e isonômica nos eventos e festas promovidos pela gestão municipal. Assim como no Carnaval, que foram classificados músicos do gênero axé, samba e pagode, para o São João a classificação é encabeçada pelos músicos e bandas que só tocam o gênero forró, pé de serra, xote e baião, assegurando assim, a participação de todos de maneira plural.

As inscrições para o credenciamento de artistas se encerraram nesta quarta-feira (12), com o cadastro de mais de 50 artistas que participarão ao longo de todo ano conforme o gênero específico nos eventos e festas do município.

Dircom/PMB – 13.6.2024