Secretários e equipes da gestão municipal discutem detalhes sobre a elaboração do estudo técnico para PPP do Hospital Municipal, apresentado pelos consultores da FESPSP

Secretários e demais equipes da gestão municipal de Barreiras participaram na quarta-feira (5), da visita técnica de estruturação do estudo de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administrativa, operação e manutenção das instalações do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, que está sendo construído no bairro Belo Vista.

A equipe da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) apresentou toda estruturação que norteará o estudo da PPP, que garantirá ainda mais qualidade nas ofertas de atendimentos nos diversos procedimentos médicos para a população. A maior obra de saúde da história do município está sendo executada numa área de 13 mil metros quadrados e vai gerar 1.100 empregos diretos, além dos indiretos e contará com seis módulos, 150 leitos nas áreas de emergência adulto e pediátrica, clínica médica adulta e pediátrica, obstétrica, psiquiátrica, cirúrgica e ambulatorial.

A reunião, que aconteceu na sala de reuniões do Gabinete, foi conduzida pela assessora especial, Jamile Rodrigues e o consultor pesquisador Rogério Princhark, com participação do procurador adjunto Márcio Santos e teve como objetivo detalhar o processo de construção do modelo de Parceria Público-Privado, tendo como primazia a qualificação da prestação de serviços no SUS, conferindo eficiência, transparência, agilidade, flexibilidade e  garantindo uma assistência à saúde digna e com segurança aos usuários.

Os secretários Celso Lessa (Fazenda), Gislaine Barbosa (Administração), Aldir Resmini (Controladoria), também a subsecretária Juana Jamille (Saúde), diretores, assessores, engenheiros civis e os consultores técnicos das demais secretarias, conheceram e opinaram sobre as diretrizes para o desenvolvimento dos estudos que fundamentarão a estruturação do Projeto de Parceria Público – Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa para operação, manutenção das instalações e gestão de serviços assistenciais e não assistenciais do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza.

“O município de Barreiras tem entre suas metas, após conclusão do maior Hospital Municipal do interior da Bahia, fortalecer a qualidade dos serviços de saúde prestados no município e com esse estudo da PPP teremos a garantia de que manteremos a qualidade na oferta dos serviços públicos de saúde. Todas as equipes das secretarias municipais estão envolvidas para cooperar com informações, dados e estratégias nesse estudo, Barreiras será o primeiro município no interior da Bahia a ter essa modalidade de concessão administrativa para operação e manutenção de um hospital público. É, de fato, um ganho para toda sociedade”, pontuou Gislaine Barbosa, secretária de administração.

Dircom/PMB – 12.6.2024