Viveiro Municipal de Produção de Mudas recebe visita dos estudantes e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes

Integrando as ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras, na quinta-feira (6), alunos e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, do Tatu, visitaram o Viveiro Municipal de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas.

Além de ser referência em produção de mudas nativas, o Viveiro Municipal também se tornou um espaço de referência em ações de educação ambiental, sendo reconhecido como um viveiro educador mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O local amplo é aberto à visitação pública, com exposição das espécies produzidas no local, a exemplo do ipê (roxo, amarelo e branco); oiti, usado na arborização urbana por produzir sombra; também buriti e ingá, que são plantados geralmente nas margens do rios para sua recuperação e conservação.

Acompanhou a visita o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Demósthenes Júnior, o gestor Fábio Ribeiro, a coordenadora pedagógica Pâmela Lorrany e os professores juntamente com os técnicos e estagiários da SEMMAS. “O Viveiro Municipal está de portas abertas para acolher os estudantes das escolas, instituições de ensino superior pública e privada em suas pesquisas e conhecimentos sobre as espécies de plantas nativas do nosso Cerrado. Assim, estaremos proporcionando aos estudantes e jovens a serem pesquisadores, perpetuando o conhecimento e consequentemente a preservação da vegetação nativa. Durante essa visita, cada estudante recebeu uma muda nativa e se comprometeram a plantar e cuidar”, disse Demósthenes Júnior na visita.

Durante o passeio, os técnicos mostraram a dinâmica do Viveiro e sua funcionalidade, bem como as plantas que são cultivadas no ambiente, principalmente, algumas nativas que são consideradas medicinais e que servirão de pesquisa para fins educacionais. Além de todo processo do plantio, sementes, floração, agentes polinizadores, botânica e cuidados a serem tomados no cultivo das espécies.

Parte da produção do Viveiro Municipal é destinada a atender ao programa de arborização urbana de Barreiras com o plantio de mudas nas praças, canteiros e vias públicas. Ainda segundo o secretário municipal, outra parcela de sementes está sendo produzida para atender as solicitações de instituições públicas como escolas, postos de saúde, órgão de segurança, recuperação de nascentes e de áreas degradadas. A população também pode requerer as mudas para plantio em frente às residências, as doações são realizadas no Viveiro, e o pedido deve ser preenchido na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, localizada dentro do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha.

Dircom/PMB – 10.6.2024