Prefeito Zito Barbosa recebe equipe da FESPSP, responsável pelo estudo técnico da PPP para concessão administrativa e operação do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza

As obras de construção do maior hospital municipal do interior da Bahia estão em andamento. A unidade de saúde está sendo construída com recursos próprios do município no Bairro Bela Vista e contará com seis módulos, 150 leitos nas áreas de emergência, clínica médica adulta e pediátrica, obstétrica, psiquiátrica, cirúrgica e ambulatorial. A maior obra de saúde da história do município, abrangerá cerca de 13 mil metros quadrados de área construída e vai gerar 1.100 empregos diretos, além dos indiretos.

Tendo como objetivo garantir ainda mais qualidade nas ofertas de atendimentos ao público e nos diversos procedimentos médicos, nesta quinta-feira (6), o prefeito Zito Barbosa recebeu em seu gabinete a equipe da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A reunião teve como objetivo estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento dos estudos de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, que fundamentarão a estruturação do Projeto de Parceria Público – Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa para operação, manutenção das instalações e gestão de serviços assistenciais e não assistenciais do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza.

Na oportunidade, os técnicos pesquisadores Rogério Princhark e Rafael Castilhos relataram suas experiências em desenvolvimento de modelos de políticas de gestão e apoio em processos de concessão de PPPs. Conforme o gestor municipal, que esteve acompanhado da assessora especial, Jamile Rodrigues, responsável pelo acompanhamento dos estudos, do procurador adjunto do Município Márcio Santos e do diretor de comunicação Edivaldo Costa, o município se destaca em mais uma inovação com a construção de um hospital público com seu próprio modelo de gestão, a partir de projetos de concessão bem estruturados, solidez técnica, econômica e financeira, alicerçados em bases legais e regulatórias que manterá a oferta gratuita dos serviços de saúde.

“Nós estamos construindo o maior hospital municipal do interior da Bahia, e ficamos muito feliz em receber os consultores da FESPSP, empresa contratada para desenvolver o estudo de implantação de uma Parceria Público – Privada para concessão administrativa e operação do nosso hospital, incluindo a manutenção e gestão dos serviços, que seguirá sendo público e ofertará atendimento gratuito a nossa população, assim como acontece no Hospital do Subúrbio em Salvador. Com isso Barreiras passará a ser um dos municípios da Bahia com a melhor qualidade e eficiência no atendimento à saúde da população”, pontuou o prefeito Zito Barbosa.

No início de maio, a assessora especial de Gabinete, Jamile Rodrigues, juntamente com a coordenadora de Licitações da Secretaria de Saúde, Julianne Furtado, esteveram em São Paulo e conheceram de perto a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, pioneira no uso do conhecimento voltado à compreensão da realidade social e a sua transformação com comprometimento e o desenvolvimento social do país.

Na visita técnica, elas foram recepcionadas pelo diretor Rafael Castilhos, também por Thais Garagnani e Marcio Leão, e discutiram sobre um estudo técnico que demonstrasse o melhor modelo de gestão para o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza. Jamile pontuou durante a reunião que “o modelo de Parceria Público-Privado surge como opções para a qualificação da prestação de serviços no SUS, conferindo eficiência, transparência, agilidade, flexibilidade, dentro outras qualidades sociais, garantindo uma assistência à saúde digna e com segurança (clínica e não clínica) aos usuários”.

Dircom/PMB – 7.6.2024