Recuperação da Área de Preservação Permanente do Parque Natural marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Barreiras

O Dia Mundial do Meio Ambiente em Barreiras foi celebrado nesta quarta-feira (5), com o início do plano de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Grande, localizada no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha. A iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, contou com a participação de alunos da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macedo.

Segundo o secretário Demósthenes Júnior, a execução deste plano obedecerá às etapas de curto, médio e longo prazo, com manutenção das plantas e tudo o que for necessário para que elas se desenvolvam bem. “O início desta ação foi justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, com o propósito de incentivar a conscientização ambiental entre os jovens e garantir que futuras gerações desfrutem de um meio ambiente mais saudável e equilibrado”, destacou.

O plano prevê o plantio de mil mudas de espécies nativas na APP, com a recuperação da mata ciliar, evitando assim o assoreamento. Também está sendo realizado um trabalho de recuperação do Rio Grande, o principal rio da Bacia do Rio Grande.  Esta ação inicial, realizada por cerca de 40 alunos, também contou com o apoio do PrevFogo e do Ibama, reforçando a colaboração entre diferentes entidades para a preservação ambiental.

Dircom/PMB – 06.06.2024