Barreiras celebra Semana do Meio Ambiente com ampla programação

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, deu início nesta segunda-feira (3), a uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A programação visa promover ações de preservação e sustentabilidade, envolvendo a comunidade em atividades educativas e práticas. A abertura contou com a recepção dos novos brigadistas do PrevFogo, destacando a importância do trabalho preventivo no combate aos incêndios florestais.

Na terça-feira (4), o bairro Boa Sorte recebeu uma ação de arborização, onde equipes da Secretaria de Meio Ambiente e alunos da escola do bairro plantaram mudas de espécies do Cerrado em diversas áreas. A iniciativa visa aumentar a cobertura vegetal urbana e sensibilizar a população sobre a importância das árvores no ambiente urbano.

O plantio de espécies nativas será reforçado no Dia Mundial do Meio Ambiente, quarta-feira (5), quando mil mudas de serão plantadas na área de preservação permanente do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha. A atividade contará com a participação dos alunos da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macedo, que se envolverão diretamente no processo, aprendendo sobre a importância da preservação ambiental e do reflorestamento.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, a programação foi elaborada para promover ações que transformem Barreiras na Capital da Sustentabilidade. “Nosso objetivo é mostrar que ações sustentáveis podem ser realizadas por qualquer pessoa e que a responsabilidade de melhorar o meio ambiente é de todos nós. Juntos, é possível promover grandes e significativas mudanças ambientais”, destaca.

A programação segue até sexta-feira (7), na Comunidade de Rio de Pedras com uma oficina de artesanato focada na economia verde, criativa e solidária, com o objetivo de promover o resgate cultural e a inserção de designers, e a realização da Caravana Bahia Sem Fogo, com a apresentação da brigada municipal. A Semana do Meio Ambiente busca envolver jovens, adultos e a população das zonas urbana e rural em ações coletivas, mostrando que a sustentabilidade é um compromisso de todos.

Dircom/PMB – 04.06.2024