Recepção de Brigadistas do Prevfogo abre programação da Semana Nacional do Meio Ambiente em Barreiras

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, em parceria com o Ibama, deu início nesta segunda-feira (3), a Semana Nacional do Meio Ambiente com recepção dos brigadistas que atuarão no enfrentamento ao período mais crítico de queimadas e focos de incêndio no município, de junho a dezembro de 2024.

A recepção aos brigadistas, incluindo chefes de brigada e chefes de esquadrão, aconteceu na Brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), localizado localizada na Rua Boa Vista, em Barreirinhas. O evento contou com a presença do secretário Demósthenes Junior e José Leonardo Souza da Silva, supervisor estadual de Brigadas.

“Iniciamos as comemorações pela Semana Nacional do Meio Ambiente recepcionando com muito carinho esses brigadistas que além de Barreiras, atuam quando necessário em todas as cidades do Oeste da Bahia, por isso, os recepcionamos nessa semana que é especial em todo Brasil porque trazemos esse alerta para o cuidado e preservação do Meio Ambiente. Além do combate aos incêndios, os brigadistas também colaboram nos projetos de arborização locais, manutenção do viveiro, recuperação de nascentes, além do monitoramento das áreas críticas e planejamento de combate ao fogo”, pontuou o secretário municipal.

Confira abaixo a programação para a Semana Nacional do Meio Ambiente 2024:

4/6 – Arborização no bairro Boa Sorte;

5/6 – Início da execução da recuperação da Área de Preservação Permanente do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha com o plantio de 1.000 mudas de espécies nativas, com a participação dos alunos da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo;

6/6 – Oficina de Artesanato da Economia Verde, Criativa e Solidária – resgate cultural e inserção de designer na comunidade Rio de Pedras; Caravana Bahia Sem Fogo no Povoado Rio de Pedras;

7/6 – Oficina de Artesanato da Economia Verde, Criativa e Solidária – resgate cultural e inserção de designer na comunidade Rio de Pedras.

Dircom/PMB – 3.6.2024