Barreiras 133 anos: Prefeitura apresentou nesta sexta-feira 17, a programação oficial das festividades

Naiara Azevedo, Bandas Escandurras, Brodericks e Marcelo Rakar fazem parte da programação especial

Emoção e alegria associadas à cultura, esporte, lazer e entrega de obras deram o tom do lançamento da programação oficial em comemoração aos 133 anos de emancipação política da Capital do Oeste. Nesta sexta-feira (17), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, o prefeito Zito Barbosa acompanhado dos secretários municipais, apresentou de maneira didática, a programação extensa que já inicia nesta sexta-feira na Praça Castro Alves com o Dia de Ativismo pela Luta Antimanicomial, realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental.

A abertura da solenidade contou com a presença do Bispo Dom Moacir Arantes; coordenadora, curadora da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib) e presidente da ABL, Marilde Queiroz; do presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; os vereadores Otoniel Teixeira, José Valdomiro, Eurico Queiroz e Rider Castro, demais autoridades municipais, civis e militares, que também acompanharam uma homenagem feita ao gestor municipal pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos. Na oportunidade, o prefeito recebeu um livro que conta a história do “Homem que transformou Barreiras”, mostrando a trajetória da sua atuação na transformação do município.

“Gratidão, esse é o sentimento nesta manhã após ser recepcionado de maneira carinhosa por esses estudantes e professores da Escola Celso Barbosa dos Santos, Barreiras completa 133 anos e quem ganhou esse belíssimo e emocionante presente foi eu. Agradeço imensamente a Deus por esse momento tão especial, à frente da Prefeitura de Barreiras cuidamos de todas as áreas, transformando de fato nossa Capital do Oeste elevando Barreiras a lugar de destaque na Bahia e no Brasil. Ao longo de todo mês de maio teremos atos administrativos com entrega de unidades de saúde, inauguração de mais escolas, e ordens de serviços para novas obras, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade, essa terra acolhedora, fértil e de prosperidade”, ressaltou Zito Barbosa.

Um dos grandes destaques das comemorações dos 133 anos da maior cidade do Oeste Baiano é a realização da VII Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), que acontecerá entre os dias 23 a 25 de maio. A população terá uma diversificada programação que envolve no mesmo espaço a literatura, música, artesanato, roda de conversas, debates, e até mesmo lançamentos de livros.

Confira as atividades e eventos da programação:

Saúde: Mutirão de Ecocardiograma e outras especialidades no Centro de Especialidades Leonídia Ayres; Inauguração da Unidade Básica de Saúde no bairro Santo Antônio.

Esporte: II Torneio Attack de Futevôlei; VI Arraial Trail Run; 5ª Barreiras Moto Nacional; Skate Best Trick 2024; Campeonato de Dama e Dominó; Prova de Ciclismo 26 de Maio.

Assistência Social e Trabalho: Projeto “Faça Bonito” com palestra ministrada por Diego Tayonaga e ações voltadas ao tema.

Indústria, Comércio e Serviço: “Mulheres que Brilham”, encontro com as mulheres empreendedoras com Herrientte Cedraz e Sandra Maria.

Cultura e Turismo: Roda de Conversa sobre a preservação da história e memória de Barreiras; Festeja 133 de Barreiras com apresentação das atrações Banda Brodericks, Marcelo Rakar, Luanda e Banda, Rick Zion Rodriguez e mais Naiara Azevedo, Escandurras, Daniel Cruz, Nosso Jeito, Stefane e Gabi; Alvorada com a Banda 26 de Maio e o Encontro de Paredões.

Procuradoria Geral do Município: Entrega de Matrículas de Imóveis Regularizados no Centro Histórico II através do Projeto Morar Legal.

Atos Administrativos: Ato Solene às 6h30 na Praça Castro Alves; entrega da ponte do Cantinho do Senhor dos Aflitos; inauguração das escolas modelos no bairro Vila Dulce e nas localidades do Retiro e Rio de Pedras; Ordem de serviço para construção do posto de Saúde na Vila dos Funcionários e Ordem de Serviço para requalificação da Unidade de Saúde do Mucambo e da Praça Padre Armindo.

Dicom/PMB – 17.5.2024