Em Barreiras, Robótica leva aprendizagem criativa para estudantes da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo

O Projeto de Robótica na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, aplicado desde a primeira semana de setembro deste ano, tem despertado a atenção, interesse e criatividade em diversas atividades práticas de robótica com cerca de 120 estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. As turmas de estudantes organizadas por adesão, em turno oposto ao das aulas, participam de atividades orientadas pelo professor Odilon Leston Jr, que promove ambientes de aprendizagens tecnológicas usando materiais de kits específicos para programação e montagens de peças diversas.

Inicialmente, é realizado um estudo de conceitos interdisciplinares nas áreas de conhecimento como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes e outros. Em seguida, os estudantes aprimoram o raciocínio lógico e vivenciam na prática a construção de maquetes, robôs, sensores controláveis e outros.

O Projeto além de despertar para a iniciação tecnológica vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades importantes como o pensamento, a criticidade no mundo tecnológico, resolução de problemas e colaboração de trabalho em equipe, uma vez que o mundo atual oportuniza ampliar os conhecimentos da vivência tecnológica cotidiana das crianças, jovens e adolescentes com os mais diversos dispositivos eletrônicos.

Segundo o professor doutor em Educação e com experiência de ensino em Robótica no SESI do Rio Grande do Sul, “A robótica educacional na escola oferece aos alunos oportunidades para desenvolver habilidades importantes para o futuro. Por isso, ela pode ser vista como uma forma de ensinar programação de forma lúdica e prática, com o uso de robôs e kits educacionais que permitem aos estudantes construir e programar seus próprios robôs” pontua Odilon Leston Jr.

A diretora da unidade escolar, Neuraci Rosalina, enfatiza que o projeto piloto desenvolvido na Escola Mirandolina representa uma importância bastante significativa na dinâmica da escola e para a vida dos estudantes, como reforça o estudante Breno Marque, de 11 anos, que cursa o 6º Ano do Ensino Fundamental. “O estudo de robótica na escola é muito legal, pois eu aprendi muitas coisas sobre conversão de medidas, montagens de peças e novas tecnologias”, afirma o aluno.

Com os resultados positivos do Projeto, a coordenação escolar visa ampliar essa didática para mais estudantes que se interessam desenvolver o espírito de investigação e liberar a imaginação criativa por meio de estudos e práticas tecnológicas.

Dircom/PMB – 29.11.2023