Integrantes da Secretaria de Saúde de Barreiras participa da 1ª Conferência Macrorregional Oeste em Saúde do Trabalhador

Barreiras sediou a 1ª Conferência Macrorregional Oeste em Saúde do Trabalhador realizada nesta terça-feira (21), no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), que contou com a participação da subsecretária de Saúde, Juana Jamille; também do chefe de Gabinete, Melchisedec Neves; coordenadora do Cerest em Barreiras, Janaina Oliveira; coordenador do Núcleo Regional de Saúde Oeste, Everaldo França Galvão Junior; e o coordenador da Divast/Cesat, Celso Joélio.

Promovido em parceria com a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat), Núcleo Regional de Saúde do Oeste e o Cerest/Barreiras, a Conferência trouxe como principal abordagem o tema “Impacto das mudanças climáticas na Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: Perspectivas e Desafios”.

No evento, o professor doutor da Ufob, José Netto, abordou em sua palestra, os impactos das mudanças climáticas e desastres ambientais no Oeste da Bahia, em seguida, capitão Ramos e o soldado Pablo deram continuidade abordando sobre as situações de desastres, como queimadas e enchentes no Oeste baiano, seus impactos e atuação. Já a coordenadora Kamile Serravalle, da Divast/Cesat, falou da atuação da vigilância da saúde em situações de desastres com o tema: “Um olhar sobre a saúde do trabalhador”.

As abordagens também alcançaram os profissionais e representantes de diversas instituições e órgãos, como Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS); Secretaria de Assistência Social e Trabalho; Base Florestal de Barreiras/Defesa Civil e Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Oeste, que acompanharam todas as discussões.

Para a subsecretária municipal de saúde, o momento foi oportuno para discutir e refletir sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde da população, em especial do trabalhador. “De clima tropical, nossa região Oeste tem sentido os impactos dessas mudanças climáticas, por isso, esse evento proporcionou um momento de discussão e reflexão acerca dessas mudanças climáticas na saúde de todas as pessoas, desde os idosos, jovens, crianças, e principalmente, da população trabalhadora. Sabemos da importância do papel da vigilância em saúde do trabalhador que realiza esse trabalho integrado com os demais setores e instituições nessa busca de alternativas e resposta a esses desastres”, enfatizou Juana Jamille.

Dircom/OMB – 22.11.2023