Prefeitura de Barreiras intensifica realização do exame de PSA durante Campanha Novembro Azul

As ações realizadas em alusão ao Novembro Azul – movimento que busca chamar atenção dos homens para o cuidado com a saúde e prevenção contra o câncer de próstata – têm se intensificado em Barreiras com diversos procedimentos, a exemplo do toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico). Os exames de sangue para dosagem de PSA total e livre estão sendo realizados desde o dia 1º de novembro no Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida, localizado no bairro Morada Nobre.

A mobilização acontece em todas as Unidades de Saúde do município, locais onde os pacientes com idades a partir dos 45 anos com histórico familiar, ou a partir de 50 anos como exames de rotina, devem agendar e posteriormente, realizar o exame de segunda a sexta-feira, no Laboratório Municipal.

Conforme o coordenador do Laboratório Municipal, Marcus Vinicius, o resultado dos exames – que deverão ser apresentados para o clínico geral ou médico urologista -, ficam prontos em sete dias. “A Secretaria de Saúde realiza esses exames rotineiramente nas unidades tanto da sede como na zona rural, e está intensificando nesse mês específico em torno de 700 exames de PSA, um exame simples de análise sanguínea e que é necessário para os homens no rastreamento e prevenção contra o câncer de próstata”, destacou.

Neste próximo sábado (25), a Secretaria de Saúde realizará, pela manhã e tarde, no Centro Especializado em Atendimento ao Homem (CEAH), o Dia D da Campanha “Novembro Azul – O cuidado com a saúde também é papo de homem”, com consultas urológicas de rastreio, realização de pequenas cirurgias e testes rápidos.

Dircom/PMB – 20.11.2023