Em parceria com a Prefeitura de Barreiras e Cargill, Instituto Aiba lança Projeto Empreendedorismo Social para novas turmas na Fazenda Modelo e comunidade do Cerradão

Uma iniciativa com perspectivas de conhecimento, inserção no mercado de trabalho e mudança de vida, marcaram esta terça-feira, 5, no lançamento de mais uma etapa do Projeto “Empreendedorismo Social”, na Escola Municipal Adroaldo Fernandes de Morais na comunidade do Cerradão, aproximadamente 70 km da sede. Emocionados pela alegria dos jovens participantes, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso e o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, participaram da abertura das atividades.

O Projeto é direcionado para 60 jovens. Na oportunidade, os educadores apresentaram a grade de disciplinas evidenciando a importância do conhecimento ligado ao empreendedorismo urbano e rural. Participaram ainda da cerimônia, os vereadores Valdimiro José e Yure Ramon; a coordenadora do Instituto Aiba, Aléssia Oliveira; diretor da Aiba, Hélio Hopp; diretora da Cargill, Rafaela Paixão; o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras, David Schimdt; o reitor da Ufob, Jacques Miranda; equipes técnicas das secretarias, parceiros, educadores do projeto, colaboradores e familiares.

“A educação é transformadora. E é esse nosso propósito, de levar a educação além das fronteiras, ou seja, dando a mesma oportunidade para todos, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Fico muito feliz em ver a alegria estampada no rosto desses jovens que terão oportunidade de aprimorar conhecimentos, conhecer novas ferramentas empreendedoras e sonhar com uma vida mais confortável para ele e suas famílias”, destacou o secretário de Educação, Jeferson Barbosa.

Dentro do Projeto, as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social estão inseridas como agentes no encaminhamento de jovens estudantes assistidos pelos CRAS I da Santa Luzia, CRAS IV da Vila Brasil e CRAS Rural VI que abrange o Cerradão, para as aulas teóricas e práticas de empreendedorismo. Na segunda-feira, 4, foi a vez das turmas do CRAS I e IV, participarem da abertura do projeto que funcionará na estrutura da Fazenda Modelo Paulo Mizote, localizada no Barreiras Norte, que contou ainda com a presença do diretor da UNEB Campus IX, Reginaldo Cerqueira e da procuradora do Ministério do Trabalho, Dra. Aline Rodrigues.

O vice-prefeito Emerson Cardoso elogiou toda estrutura, a parceria com as instituições e deu as boas-vindas aos novos aprendizes. “Esse é um momento muito especial de integração do campo e da cidade, onde o Projeto Empreendedorismo Social traz múltiplas oportunidades de mudar a realidade de jovens e famílias, além de combater o trabalho infantil. Temos trabalhado sempre com foco nas potencialidades humanas, e reconhecer nesses adolescentes comportamento empreendedor e a busca pelo conhecimento como ferramenta de mudança social, torna tudo isso ainda mais importante”, pontuou o vice-prefeito.

As aulas do Projeto acontecerão no contraturno escolar, com técnicas práticas focadas nas possíveis carreiras na agricultura, ao mesmo tempo em que estudam módulos teóricos sobre educação ambiental, gestão de negócios e solução de problemas comunitários. A formatura das turmas da Fazenda Modelo e Cerradão acontecerá no mês de dezembro.