Saúde Integrada na Comunidade: Secretaria realiza atendimento no Boa Sorte em comemoração ao Dia Nacional da Saúde

No sábado (5) foi comemorado o Dia Nacional da Saúde, e com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde e de ter um estilo de vida mais saudável, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma ação, dessa vez para pacientes e moradores do bairro Boa Sorte que recebem a cobertura da Unidade de Saúde Dr. Brancildes Júnior. O atendimento exclusivo para os moradores do bairro contou com o apoio das equipes do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da Unidade Móvel, com oferta de atendimento médico, avaliação e procedimentos odontológicos por meio do Projeto Saúde Integrada na Comunidade.

Crianças, jovens e idosos também aproveitaram a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação, e ainda acompanhar as palestras sobre a higiene bucal, câncer de boca e a importância do aleitamento materno, tema recorrente em todas as unidades de saúde do município durante todo esse mês através das ações do Agosto Dourado.

Conforme a enfermeira coordenadora Lara Bastos, a Unidade de Saúde Dr. Brancildes Júnior atende mais de sete mil pessoas do Bairro Boa Sorte e Residencial Boa Sorte. “De maneira divertida e descontraída, montamos um café da manhã receptivo para todos os moradores neste dia em que chamamos a atenção para o cuidado individual com a saúde. Na oportunidade, também fizemos distribuição de brindes para as famílias”, destacou.

Coleta de exames citopatológico (teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer), atendimento de planejamento familiar e triagem de vasectomia também foram realizados na Unidade de Saúde.  O enfermeiro e coordenador do Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), José Itamar, aproveitou a oportunidade e explicou como funciona o procedimento, sanando dúvidas e mitos.

A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, acompanhou de perto a ação ao lado do coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete, e demais equipes que participaram dos atendimentos. “Essa é mais uma ação de saúde no cuidado com a nossa população, o Projeto Saúde Integrada na Comunidade, visa, além da oferta de atendimento extraordinário no sábado, também estreitar as relações de cuidado com a comunidade. Durante toda semana esses serviços já são ofertados mediante marcação e conforme a demanda do público da unidade, e com essa iniciativa, vamos ampliar a oferta de atendimentos aos sábados em unidades estrategicamente definidas pela coordenação da Atenção Básica”, pontuou Jamile.

Dircom/PMB – 7.8.2023