Centro de Atendimento à Mulher comemora Dia de Luta pela Saúde da Mulher com palestra para pacientes com mobilidade reduzida

Cuidar das pessoas oferecendo atendimentos humanizados são os pilares do projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde de Barreiras. Reforçando esse trabalho, o Centro de Atendimento à Mulher  (CAM) está comemorando o Dia de Luta pela Saúde da Mulher, 28 de maio, com uma extensa programação durante toda a semana.

Nesta quinta-feira, 1º, as mulheres com deficiência, mobilidade reduzida e gravidez de risco assistidas pela Atenção Primária e Cer II Aníbal Barbosa, ganharam um espaço especial para receber orientações de promoção de saúde, com os profissionais que atendem no CAM. Ginecologistas, mastologistas, educador físico, psicólogo, enfermeiras e técnicos de Raio X, apresentaram os serviços oferecidos e mecanismos para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas pacientes.

Recepcionado pela coordenadora do CAM, Emanuele Oliveira, o público feminino ainda recebeu brindes e dicas para o dia a dia. “Esse momento é essencial, com apresentação da equipe médica e enfermagem, e além disso, dos equipamentos de exame e técnicas que facilitam o atendimento de mulheres com mobilidade reduzida. Essas orientações são essenciais e também o relato delas, nos dão base para oferecer cada vez mais um atendimento humanizado”, disse.

O médico mastologista Lucas Araújo falou da importância da prevenção às doenças e a facilidade de realizar o Raio X e exames de mastologia nas cadeirantes. A notícia alegrou a jovem Silvana Guimarães. “As pessoas não imaginam como esse espaço é gratificante para as cadeirantes, porque nos sentimos acolhidas pelos médicos. A condição do uso permanente da cadeira realmente dificulta as consultas, exames, e essa novidade que o Dr. Lucas nos orientou sobre a possibilidade dos exames, de forma simples e eficaz, me deixa muito feliz. Isso é garantia de respeito, cidadania e acessibilidade na saúde municipal”, salientou  Silvana.

A ginecologista Dra. Adriana Barreto explicou sobre a coleta e realização dos exames de colo de útero e ginecológicos para pacientes cadeirantes. Participaram ainda a psicóloga Gabriele Castro, a técnica em radiologia Samanta Batista e o educador físico Wendel Sales, que incentivou os exercícios para relaxamento e fortalecimento de músculos internos, na promoção da saúde física. No final, foi servido um coffee break e distribuídos brindes para as mulheres.

Dircom/PMB- 1.6.2023