Dia Nacional da Luta Antimanicomial é lembrado com debates e informação, em Barreiras

Em Barreiras o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta quinta-feira (18), foi marcado por um evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde na Faculdade Dom Pedro II, com a presença de profissionais da área, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps II e Caps AD, a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues, além de familiares e público em geral. Os debates chamaram atenção para os tratamentos utilizados, o fechamento dos manicômios e a importância de garantir aos usuários dos equipamentos, atendimentos cada dia mais humanizados.

“Nosso objetivo maior é traçar estratégias para que possamos fortalecer a participação dos usuários na sociedade, bem como, ações que passam incrementar a assistência e o tratamento para eles. Também, chamar a atenção para a criação e implementação de leis que garantam proteção e visibilidade aos usuários, pessoas que acabam sendo marginalizadas da sociedade”, destacou a secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues.

A programação contou com a palestra “História da Loucura”, proferida pelo professor Igor Alexandre de Carvalho Santos que discorreu sobre o tema a partir da abordagem do filósofo Michel Foucault, além de reforçar a importância de garantir os direitos básicos aos pacientes. “Mais do que nunca é preciso reforçar a luta diária contra a exclusão e principalmente de dar voz aos usuários”, disse.  Junto com os psiquiatras dos CAPS, Thiago Borges e Priscila Balisa, representantes dos usuários e de familiares, o palestrante compôs uma mesa redonda onde foram debatidas questões relacionadas à Resolução 487/2023, sobre a política antimanicomial, dentre outros temas inerentes à saúde mental.

Sobre o 18 de maio –  Dia Nacional da Luta Antimanicomial é marcado em todo país por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades. O dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental, atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.  (Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva)

Dircom/PMB – 18.05.2023