Barreiras: Centro de Controle de Zoonoses apresenta relatório das ações desenvolvidas em 2022

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Barreiras, localizado às margens da BR 135, tem como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses do município, além de desenvolver sistemas de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental em saúde. Seguindo essas primazias, nesta sexta-feira (3), a coordenação do CCZ apresentou de maneira didática, as ações realizadas em 2022. O momento oportuno contou com a presença do coordenador Dorimar Almeida, do vereador Otoniel Teixeira e da equipe técnica.

De maneira permanente, as equipes de endemias realizam vistorias e ações contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em 2022 foram concluídos seis ciclos, ou seja, seis visitas em cada domicílio, apresentando um panorama positivo ao fechar com índice predial em um total de 0,58%, abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde de 1%. Foram realizadas 50 palestras e 187 visitas com as ações educativas, metodologia importante para o entendimento sobre as consequências das arboviroses.

O Centro de Controle de Zoonoses retomou em maio de 2022, com a realização do projeto de castração em cães e gatos adotados por famílias de baixa renda. Até o final do ano, foram realizadas mais de 300 castrações, 1.640 amostras de exames foram analisadas no laboratório, e ainda 1.257 testes de leishmaniose visceral canina no município, sendo que, 571 animais tiveram que passar pelo procedimento de eutanásia.

Os animais vítimas de maus-tratos também são recolhidos com frequência pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses e a partir daí, os médicos veterinários iniciam um protocolo de cuidados para amenizar a dor e oferecer tratamento adequado aos animais, na maioria, equinos. Em 2022 foram apreendidos mais de 150 animais entre equinos, caprinos e muares.

Dentre as ações desenvolvidas no controle das arboviroses, tanto na sede como na zona rural, mais de 12.800 pneus foram recolhidos. Essa atividade faz parte das estratégias utilizadas ao longo de todo ano, evitando assim, o risco iminente de proliferação e transmissão de novas zoonoses, como explica o coordenador Dorimar Almeida.

“Nosso Centro de Controle de Zoonoses conta com uma equipe qualificada de Agentes de Endemias, Veterinários e uma equipe técnica, que diariamente realizam as ações no combate às arboviroses e ainda a prevenção e controle de outras zoonoses. Com essas ações, finalizamos o ano de 2022 com o que podemos chamar de saldo positivo, uma vez que os casos do mosquito Aedes Aegypti estão controlados e buscamos estender esse entendimento do cuidado individual para a população. Funcionamos de segunda a sexta-feira, e ainda temos o telefone/WhatsApp (77) 99803-4508, para tirar dúvidas ou receber denúncias”, destacou Dorimar.

Conforme a secretária de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses tem essa função de cuidar da cidade contra todos os tipos de zoonoses e ainda de dialogar com a população oferecendo serviços de prevenção e orientação.

“O CCZ faz parte do Programa Nacional de Vigilância e Controle do Ministério da Saúde. Dentro do município, essa ação se estende como podemos acompanhar na apresentação de resultados no ano de 2022, ao cuidado com animais abandonados e vítimas de maus-tratos, castrações, ações educativas e ainda o controle contra o mosquito Aedes. A Prefeitura de Barreiras concluiu no final de 2022 a reforma desse setor, deixando o espaço mais acolhedor e agradável para a população e para os profissionais que aqui atuam. Parabenizamos toda equipe por esse resultado positivo e vamos seguir oferecendo esse trabalho que também é inserido dentro das propostas do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde”, pontuou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 3.3.2023