Prefeito Zito Barbosa visita Projeto piloto de Economia Verde, Criativa e Solidária em Barreiras

Turismo de Base Comunitária “Vivência e Experiência”

O prefeito Zito Barbosa visitou o Projeto piloto de Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária Economia Verde, Criativa e Solidária que está sendo desenvolvido na comunidade de Alto Alegre, zona rural de Barreiras com a participação de dez famílias que possuem propriedades às margens de um córrego, próximo a Cargill. Essa ação faz parte do projeto desenvolvimento da economia verde, criativa e solidária, uma das iniciativas previstas no Programa Barreiras Verde e Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O Projeto que é pioneiro em Barreiras tem o objetivo de fomentar e fortalecer as trocas sociais locais, aumentando assim a percepção de como o meio ambiente em que estão inseridos é relevante na possibilidade de alcançar o desenvolvimento econômico, ambiental e cultural no município.

“Trata-se de um trabalho de desenvolvimento local, baseado nas culturas locais, suas produções e no resgate de saberes, com foco no turismo de base comunitária que é um turismo de vivências. Após uma primeira reunião construímos, junto com os moradores, que são os principais protagonistas, ações e aconselhamentos que visam melhorar o plantio das culturas como amendoim, banana, cana entre outras e da criação de peixes, galinhas, bem como, a melhoria dos espaços físicos”, explica a coordenadora do projeto, Maria da Penha.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o projeto consiste no desenvolvimento sustentável, levando em consideração a preservação ambiental, cultural e a inclusão social das comunidades rurais. “A ideia por trás desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas (planejamento, implementação e monitoramento) e, leve em consideração a sustentabilidade ambiental, social e cultural das atividades”, pontuou  Demósthenes Júnior.

Os moradores apresentaram à comitiva os primeiros resultados do projeto que inclui ações voltadas à produção sustentável e norteadas na cultura local e na preservação ambiental, com proteção de nascentes e repovoamento das margens dos rios. A distribuição de 250 mudas nativas de buriti, cupuaçu, xixá, açaí, ipês, entre outras, e a amostra gastronômica à base das produções locais de peixes e galinhas que já receberam melhorias nos processos de criação. Além disso, foi realizada a comercialização de artesanato orgânico, pimentas, doces, galinhas e peixes.

“Esta iniciativa é bastante promissora e uma excelente oportunidade para que estas pessoas tenham uma renda extra e uma melhor qualidade de vida. Este é um projeto piloto que após ser concluído deverá ser implantado também em outras comunidades de Barreiras. Mesmo não sendo reconhecido como um segmento turístico, o turismo de base comunitária é hoje uma forma de fazer turismo no Brasil e em outros países. Um modelo que veio para ficar aqui em nosso município”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Acompanharam a visita o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo; secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho; chefe de gabinete, Jeferson Barbosa, assessores e a gerente Regional do Sebrae Adriana Morais.

Dircom/PMB – 21.03.2022