Prefeitura de Barreiras continua com a Campanha de Educação Ambiental Contra as Queimadas nos bairros

A Campanha “Queimadas! Apague Essa Ideia”, já passou por diversos bairros de Barreiras e segue ao longo desse período considerado de maior incidência de queimadas, alertando a população sobre os riscos e as consequências das queimadas urbanas e florestais. Nesta quarta-feira (19), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade juntamente com o PREVFOGO, realizou a ação educativa nos Bairros Bandeirantes, Serra do Mimo, Flamengo, Residencial São Francisco e Arboreto II.

“Esse é o período com maior número de registro de queimadas, as atenções se redobram para os perigos provocados pelas queimadas em nosso município, dessa maneira, buscamos sensibilizar a população através da educação ambiental, principalmente no entorno da Serra da Bandeira e Serra do Mimo. Nessa ação que iniciou na semana passada pelo bairro Morada Nobre, contamos também com a parceria do PREVFOGO, Corpo de Bombeiros e do INEMA”, pontuou a subsecretária de meio ambiente e sustentabilidade, Marisa Rodrigues.

Vale lembrar que a Lei Municipal nº 1.264/2017 proíbe a realização de queimadas e a incineração de lixo e detritos em lote urbano, sujeito a multas equivalentes a meio salário mínimo, aplicada em dobro no caso de reincidência. Já a Lei Federal nº 9605/1998, também proíbe incêndio em mata ou floresta com detenção de dois a quatro anos e multa.

Além de afetar a saúde da população elevando os casos de doenças pulmonares, incluindo a Covid-19, as consequências das queimadas aumentam também a inalação de poluentes, o atendimento em unidades de saúde, e ainda acidentes e incêndios. Em caso de queimadas, qualquer morador de Barreiras pode fazer denúncias pelos contatos: 3612 9600 (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade); 193 (Corpo de Bombeiros); 0800 071 1400 (INEMA) e no (77) 99971-1454 (PREVFOGO).

Dircom/PMB – 19.08.2021