Prefeitura de Barreiras intensifica enfrentamento às arboviroses com adaptação de mais um veículo fumacê

Uma das ações estratégicas definidas pela Prefeitura de Barreiras para diminuir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya é a circulação do carro fumacê. Desde março os veículos já circulam pelo município, e desde a quinta-feira, 15, mais um carro foi adaptado pela Secretaria Municipal de Saúde, dando continuidade aos trabalhos de modo permanente. O primeiro bairro contemplado foi o Santa Luzia.

Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida, as equipes do município seguirão com o apoio do fumacê em 11 bairros, conforme cronograma pré-estabelecido.

“Finalizamos a adaptação da caminhonete nesta sexta-feira, 09, para colocá-la em circulação, começando pelo Santa Luzia até esta sexta-feira, 16 e seguindo para a Vila Brasil no fim de semana. O carro é abastecido com um composto chamado Cielo, o mesmo utilizado desde março nas nossas ações, para uso em ultrabaixo volume e com capacidade para eliminar o Aedes Aegypti, inclusive as fêmeas aladas em estágio reprodutivo”, informou Dorimar Almeida.

No início do mês, a equipe de governo se reuniu para ampliar as ações da força-tarefa para combater as arboviroses. Reunidos na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, representantes das Secretarias Municipais dialogaram com as equipes da área de saúde e o vice-prefeito Emerson Cardoso, para definir o reforço das atividades, dentre elas a circulação do fumacê e os mutirões de limpeza nos bairros e a capacitação continuada dos profissionais da área.