Com incentivo da Lei Aldir Blanc, espetáculo virtual Arte em Ação marca projeto do grupo CIA Teatrando com série de três lives

O grupo de teatro CIA Teatrando estreou nesta noite de quinta-feira (25), o primeiro espetáculo virtual do projeto Arte em Ação intitulado “Cachiá”, interpretado pela atriz Klessia Rilen e transmitido ao vivo pela plataforma Youtube. Contemplada pela Lei Aldir Blanc em Barreiras, com apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Cultura, o projeto ainda transmite na sexta-feira (26) e no sábado (27), os espetáculos “Angustia de Angústia” e “Solo Teatral”, com as atrizes Tecka Gomez e Lana Seixas, convidando os espectadores a observar, através de fragmentos, “a relação que se estabelece com a fragilidade social feminina, medo da pandemia e violência contra a mulher”.

Os espetáculos são produzidos e dirigidos pela diretora Ruth Guimarães, com a proposta de ser um caminho de pensar nos impactos de desigualdades durante a pandemia, medo do novo Coronavírus, do aumento da violência doméstica e num mundo cada vez mais voltado ao preconceito raciais, com narrativas solos recriadas de maneira virtual.

“A peça Cachiá é como um olhar para o espelho e perguntar: o que há ali? E se nos aproximarmos para melhor observar esses cacos, como somar nossas solidões? Como somos desumanos. Isso porque falamos de uma mulher negra, cega, moradora de rua, que tem como morada, um velho e querido pé de pitomba que sofre ameaça de sumir”, conta Lucélia, uma das integrantes do grupo. E continua: “no desenrolar das peças Angustia de Angústia e Solo Teatral, o espectador é apresentado a momentos de anseios, alegrias, medos e inquietações que passam naqueles mundos, pois a proposta é mostrar as fragilidades, vulnerabilidade social, impactos psicológicos das violências e também a determinação das mulheres serem enxergadas pela sociedade”, diz Lucélia.

A diretora de cultura, Emília Moreno, destacou a importância dos projetos culturais que já beneficiaram ao todo 98 fazedores de cultura em Barreiras.

“Felizmente conseguimos apoio da Lei Aldir Blanc para nossos artistas barreirenses após as restrições da pandemia. Foram 68 projetos aprovados do recurso de subsídio, 21 projetos pelo Edital 06, e 09 projetos no Edital 07 envolvendo literatura, teatro, música, dança e tantas outras manifestações culturais. E o mais interessante disso tudo, foi a descoberta de como as redes sociais, as transmissões de espetáculos e oficinas nesse lugar não físico habitado por artistas e público, pode vir a ser um propagador e um catalisador dessa energia que mantém a cena viva”, disse a diretora.

Os três espetáculos ficarão disponíveis por mais 30 dias na plataforma YouTube da Cia Teatrando no link: https://www.youtube.com/watch?v=m0u7J3Vdclg.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo