Programa Acessuas Trabalho leva informação e oferece oficinas de valorização pessoal aos moradores do Residencial Boa Sorte

Os moradores do Residencial Boa Sorte conheceram um pouco mais sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho, durante o projeto Mutirão do CRAS II nesta quarta-feira, 11. Mais uma ferramenta de promoção social, o ACESSUAS Trabalho funciona através da Secretaria de Assistência Social de Barreiras, e já está mudando a vida de jovens e adultos que buscam se aprimorar para ingressar no mercado profissional.

O coordenador do Acessuas Trabalho, Ivanildo Costa explica que o programa tem como objetivo trabalhar as potencialidades pessoais para que o jovem possa entrar no mercado profissional. “Trata-se de uma ferramenta de valorização pessoal, após todo o cadastramento no CRAS, as pessoas na faixa etária de 14 a 59 anos terão oportunidade de fazer oficinas preparatórias, que trabalham temas como relações interpessoais, habilidades, direitos, empreendedorismo, comunicação e, além disso, terão noções de como preparar um bom currículo, fazer entrevista de emprego, utilização das redes sociais para imagem profissional e outros assuntos relacionados ao mundo do trabalho”, disse.

Durante a mobilização e articulação no Residencial Boa Sorte foram entregues folders explicativos e o técnico Emerson Diego conversou com os moradores, explicando passo a passo sobre o cadastramento. “É muito importante os jovens, mulheres e idosos terem informações que tudo funciona através do CRAS de abrangência. Lá eles vão fazer a escuta qualificada, preencher um prontuário eletrônico que será encaminhado ao sistema para inserção no Acessuas Trabalho, que após esse processo proporcionará as oficinas. Lembrando que o Acessuas não é um curso profissionalizante, mas a ponte para esse público buscar inserção no mercado de trabalho”, explicou Emerson.

Para participar, os interessados devem ter idade entre 14 e 59 anos e comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, ser cadastrado no Cad Único e levar o número do NIS e documentos pessoais.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo