Barreiras Folia 2020: o maior de todos os carnavais teve também a maior cobertura da imprensa

O maior carnaval do interior da Bahia alcançou visibilidade nacional com transmissões ao vivo em TV’s, canal no YouTube, sites e rádios

O Barreiras Folia 2020 foi notícia em todo o Brasil e pôde ser acompanhado em qualquer lugar do mundo através de canal no YouTube e redes sociais, com transmissão e flashes ao vivo executados por três emissoras de televisão, quatro rádios, além da cobertura de sites e portais digitais. Quem não esteve em um dos circuitos da festa pode acompanhar todos os acontecimentos do carnaval, que levou mais de 430 mil pessoas aos circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas.

Para a cobertura do carnaval, 33 veículos de imprensa foram credenciados e 132 profissionais se revezaram durante os cinco dias de festa, registrando diuturnamente tudo que aconteceu, projetando assim a ampla cobertura jornalística do maior e melhor carnaval do interior da Bahia. Toda essa engrenagem de comunicação manteve o público informado dos detalhes do carnaval, seja com produções diretas dos veículos ou compartilhando releases da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Barreiras, que atuou nos circuitos com onze servidores, dando publicidade de toda a movimentação da folia por meio do site oficial: barreiras.ba.gov.br/, fanpage oficial: facebook.com/PrefeituradeBarreirasOficial/ e do Instagram: @prefeituradebarreirasoficial mostrando desde as atrações mais esperadas, blocos profissionais e culturais, até figuras peculiares que circulam nas avenidas da cidade.

Em uma crescente desde seu resgate em 2018, este ano além da cobertura das TV’s Oeste e Câmara de Barreiras, o Barreiras Folia recebeu atenção especial da TV Bandeirantes, o “Band Folia”, já tradicional na cobertura do carnaval de Salvador, levou as imagens do carnaval de Barreiras para toda a Bahia e Sergipe. Foram oito profissionais, entre produtores, repórteres, assistentes e cinegrafistas. O “Band Folia” transmitido pelo canal 7.1, além de cobrir a festa mostrou as melhores opções de lazer e turismo na Capital do Oeste, com destaque para o Rio de Ondas, Cachoeiras do Redondo e Acaba Vidas.

A TV Câmara de Barreiras repetiu as coberturas de 2018 e 2019, com estande bem posicionado no Circuito Aguinaldo Pereira, a emissora do Poder Legislativo deu um show de cobertura, com suas equipes presentes em todos circuitos da folia. Assim como a afiliada da Globo, a TV Oeste, presente no circuito cultural Zé de Hermes, Rio de Ondas e Aguinaldo Pereira, com entradas ao vivo e reportagens especiais para os jornais da Manhã, Bahia Meio Dia e BA TV, com os repórteres Carlos Augusto, Joaney Tancredo e Maíra Brito. “Adoro trabalhar nessa sintonia. É cansativo, as vezes são mais de oito horas de correria, mas é muito bom conhecer pessoas, entrevistar turistas e sentir a vibração de alegria no ar. Esse ano ainda estamos inovando com a produção de conteúdo para as redes sociais”, disse a repórter Maíra.

Quatro rádios optaram por fazer a transmissão direto do Circuito Aguinaldo Pereira, durante os cinco dias de festa. Oeste FM, Transamérica, RádioWeb Rodrigues e Sociedade da Bahia, através da correspondente Sheila Gobbi, transmitiram com qualidade de estúdio os detalhes aos ouvintes, informando sobre os acontecimentos e entrevistando os foliões, além de áudios pelos sites das emissoras. Outras como a Rádio Vale enviaram repórteres para a avenida, mantendo seus ouvintes informados de tudo sobre o carnaval.

Na internet a grande novidade foi a transmissão contínua do canal MC Mais da MC Produções pelo YouTube. O mundo inteiro pode assistir, gratuitamente, à transmissão ao vivo com visão panorâmica de drones, gruas, cinegrafistas no meio dos blocos e a divertida apresentação do ator Léo Pamplona. Mais de 20 sites e blogs publicam diariamente todos os detalhes das noites de festa. Sem contar ainda, com os conteúdos produzidos pelos influencers digitais e jovens que fazem do Instagram e Facebook uma ferramenta poderosa na divulgação do carnaval.

O diretor de comunicação da Prefeitura, Edivaldo Costa salientou que a parceria com a imprensa tem projetado o Barreiras Folia de maneira extraordinária, tornando a festa uma referência para o turismo de entretenimento. “Essa interação da Comunicação do Município com a Imprensa se tornou imprescindível para que o Barreiras Folia seja notícia e tenha visibilidade na Bahia, no Brasil e porque não dizer no mundo, porque a internet tem esse papel, universalizar o acontecimento. No ano passado alcançamos uma projeção positiva e instantânea com os foliões e com os internautas, nessa edição do carnaval nossa inserção foi ainda maior. A cobertura das emissoras de TV, canais de YouTube e rádios fazendo transmissões ao vivo, além dos jornais, sites e blogs com cobertura jornalística, revela para todos um evento onde o planejamento, organização, estrutura, segurança e grandes atrações são os principais ingredientes que consolidam o Barreiras Folia como o maior e melhor carnaval do interior da Bahia e dos maiores do interior do Brasil”, avaliou o diretor.