I Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade fomenta ações sustentáveis e inovadoras no agronegócio, em Barreiras

Na sexta-feira (22), Barreiras foi palco da edição Oeste do I Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade (FISC), evento já realizado em Salvador e em outras cidades da Bahia com a proposta de levar ao público, formado por pesquisadores, estudantes, agrônomos e setor público, ideias inovadoras, sustentáveis e que estão dando certo, no setor do agronegócio. O prefeito Zito Barbosa e os secretários Demósthenes Júnior (Meio Ambiente), José Marques (Agricultura), Carlos Costa (Indústria e Comércio) e a chefe de gabinete, Marileide Carvalho acompanharam os debates realizados na Câmara de Vereadores de Barreiras.

Para Rodrigo Alves, superintendente do Ibama na Bahia, órgão realizador do evento, em parceria com a WWI e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a ideia de realizar o FISC surgiu da necessidade de abrir um canal de diálogo, uma provocação entre o setor produtivo, imprensa e o órgão fiscalizador. “Existe um desafio muito grande de produzir alimentos e em contrapartida, preservar o meio ambiente. Equilibrar estes fatores é desenvolvimento sustentável. É isso que estamos propondo, evidenciar as boas práticas, elas precisam ser conhecidas e compartilhadas”, disse.

O prefeito Zito Barbosa que recepcionou o também prefeito Oziel Oliveira, de Luís Eduardo Magalhães e a deputada estadual Jusmari Oliveira, destacou a importância de um evento neste formato para uma região essencialmente agrícola, como o Oeste da Bahia. “É determinante que nos sentemos e busquemos inovar e produzir cada vez mais de forma sustentável, temos bons exemplos aqui na região, nossos agricultores preservam 35% das suas áreas, muito mais do que os 20% recomendados pela legislação ambiental. O uso eficiente da água é outro cuidado que existe no Oeste, então isso precisa ser difundido. Este espaço é estratégico para troca de experiências”, destacou.

O estudo realizado pelas associações Aiba e Abapa em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (MG) e Universidade de Nebraska (EUA), que buscam mapear o Aquífero Urucuia, na região Oeste para, enfim, obter dados reais sobre o volume de água existente e disponível para a agricultura, foi uma das palestras do evento, conduzida pelo professor da Universidade de Viçosa, Everardo Montovani. “Queremos saber qual a disponibilidade dessa água para uso e como organizar esse uso. Sem informação o debate fica no achismo e no emocional. Estamos trabalhando muito para obter dados seguros que nortearão o desenvolvimento da agricultura”, falou.

Outro palestrante do FISC e também realizador do evento, Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa, fez uma retrospectiva da agricultura no Oeste e os avanços obtidos graças ao aporte de tecnologia utilizada pelos agricultores e também, de práticas sustentáveis nas fazendas. “Em 1987 produzíamos 410 mil toneladas de grãos hoje, são 9,8 milhões de toneladas de grãos e pluma. Essa transformação do Oeste está evidente na melhoria da qualidade de vida das populações. Claro que há bolsões de riqueza, mas, também, os de pobreza, então, nossa meta é oportunizar mais geração de emprego e principalmente produzir mais, em menores áreas, com equilíbrio. São nossos desafios”, disse Busato.

Além de Montovani a programação contou com as participações de Leandro Carrion, Gerente de otimização da John Deere (Inovação Tecnológica da Agricultura); Rodrigo Justus, assessor técnico sênior de Meio Ambiente da CNA (Direito Ambiental); Eduardo Athayde, WWI (Oeste da Bahia na era “Eco-Nomia”e Fernando Rati, gestor técnico da Abrapa (ABR, Algodão Brasileiro Responsável).