Usuários do Centro Pop recebem atendimentos específicos na Unidade Móvel de Saúde

Todos os dias, cerca de 150 pessoas em situação de vulnerabilidade social procuram atendimento no Centro Especializado para Moradores em Situação de Rua – Centro Pop, em Barreiras. Buscando atender essa demanda, que inclui também a necessidade de atendimento médico, odontológico, testes para DST´s e Tuberculose, a Prefeitura de Barreiras disponibilizou a Unidade Móvel de Saúde, na manhã desta sexta-feira, 22. A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, visitou a sede do Centro para acompanhar as atividades do dia.

“Aqui no Centro Pop acolhemos pessoas em situação de rua, a maioria delas não se sente à vontade para buscar os atendimentos nas unidades da rede básica de saúde, então em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, trouxemos a unidade móvel. Sempre estamos visitando nossos equipamentos de assistência social, acompanhando a programação e o retorno do usuário”, disse Karlúcia Macêdo.

Além de refeições, atividades recreativas e acompanhamento psicossocial, o Centro Pop oferece encaminhamento para outras unidades como CAPS, CRAS e Casa do Trabalhador, com objetivo de promover a autonomia dos demandatários. Segundo o coordenador, Fernando Azevedo, a atenção continua mesmo quando o usuário consegue emprego e moradia. “Muitos deles ainda precisam de um acompanhamento para lidar com a autonomia financeira, organizar documentação ou até mesmo montar a nova residência, assim a nossa equipe realiza esse trabalho posterior com o objetivo de orientar esse público”, destacou Fernando Azevedo.

Parceiros – No dia 14 de novembro, os estudantes do segundo semestre do curso de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, acompanhados da professora Márcia Pedroso, realizaram uma roda de conversa acerca das atividades desenvolvidas no Centro, em que foi possível fortalecer o vínculo e a preocupação com a população em situação de rua. O papo foi encerrado com um samba de roda liderado pelo educador social Gregório.