VII edição da Oeste Genética é aberta oficialmente em Barreiras, com grandes novidades para os pecuaristas da região

Fóruns, palestras, amostras e feira de exposição de agropecuária serão destaques durante os quatro dias do evento

O Tatersal Deputado Sebastião Ferreira no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha foi palco nessa manhã de quinta-feira (21), da abertura oficial da VII edição da Oeste Genética. Evento realizado pela Prefeitura de Barreiras, Acrioeste e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), contou com a participação de parceiros, expositores, pecuaristas, empresários rurais, acadêmicos de agronomia, veterinária e zootécnia.

Na cerimônia de abertura, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, representou o prefeito Zito Barbosa ao lado do secretário de agricultura e tecnologia José Marques, o subsecretário Rider Castro, o presidente da Acrioeste, Mario Mascarenhas, representante do SPRB, Antônio Balbino de Carvalho Neto, o diretor geral da ADAB, Mauricio Bacelar, representante da AIBA, Carlos Henrique, o vice-presidente do Fundo de Apoio a Pecuária na Bahia, Adelar Geller, a representante do SESI, Fernanda Fernandes, o gerente do Banco do Nordeste de Barreiras, Francisco Carlos e o coordenador do curso de agronomia da UNIFASB que também representou o Campus IX da UNEB, Jorge da Silva Júnior.

Em seu pronunciamento, o presidente da Acrioeste, Mario Mascarenhas salientou as parcerias, aproximação e fortalecimento dos pecuaristas, além da participação em eventos de valorização da pecuária. “Eu quero somente agradecer e reforçar nossas parcerias, que fazem nossos projetos se realizarem. Nessa manhã que damos o pontapé inicial na VII edição da Oeste Genética, evento realizado em parceria com a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Agricultura, não podemos deixar de chamar atenção dos nossos pecuaristas do Oeste, que terão durante todos esses dias um espaço específico para discutir, tirar dúvidas, conhecer o que há de mais moderno em genética animal e ainda fazer bons negócios”, ressaltou o presidente.

Representando os pecuaristas e o SPRB, Antônio Balbino de Carvalho Neto enfatizou a projeção do rebanho, mercados internacionais que estão interessados nos produtos regionais e a ampliação da cultura com responsabilidade ambiental e social. ”Somos visualizados o tempo todo pelo mercado nacional e internacional, o Oeste é uma potência geradora de grãos, pluma e com potencial imensurável para ser também exportadora de carne e leite. A feira Oeste Genética é um marco para todos agropecuaristas, e agradecemos todos os parceiros”, afirmou Balbino, destacando que a Prefeitura de Barreiras tem sido um grande facilitador desse processo.

Uma das novidades da Oeste Genética é a realização da Feira da Agricultura Familiar do Projeto Vale Produtivo, o secretário de agricultura e tecnologia, José Marques em seu pronunciamento citou também a participação dos pequenos produtores, da valorização do homem do campo e a modernização acessível a todos os produtores rurais.

“Esse espaço é universalizado para todos os grandes, médios e pequenos pecuaristas. A programação da Oeste Genética foi preparada para dar suporte a todos àqueles que contribuem com a região, e vamos sim, receber pecuaristas dos municípios vizinhos, acadêmicos, técnicos e profissionais que buscam melhorar o rebanho do Oeste, pensando em qualidade, sanidade, otimização dos recursos, elevando ainda mais o percentual de participação econômica e social da agropecuária no estado da Bahia. Estamos prontos para ajudar e acompanhar passo a passo essa expansão da bovinocultura de corte e leite, tornando-as também uma referência nacional”, pontuou o secretário José Marques.

A vice-prefeita Karlúcia Macêdo trouxe uma mensagem de incentivo da gestão municipal para a discussão sobre o melhoramento genético para os pecuaristas. “O município busca esse desenvolvimento amplo, para todos os produtores, sejam eles, os grandes empresários rurais ou o agricultor familiar, que tem apenas sua produção de subsistência. Com isso temos tido bons resultados com o Projeto Vale Produtivo, e o prefeito Zito Barbosa acredita muito na agricultura familiar, levando patrulha mecanizada, calcário e assistência técnica para as comunidades rurais do Vale. Sabemos da importância do nosso rebanho bovino, da qualidade dos animais e acima de tudo, da avaliação positiva que temos tido do mercado nesses últimos anos, acreditando ainda mais na cadeia produtiva do leite que também chega para somar”, finalizou Karlúcia.

Aberta oficialmente, a feira que também foi prestigiada pela secretária de educação Cátia Alencar e o secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, vai até domingo dia 24, apresentando um cronograma preparado para discutir o melhoramento genético, agronegócio e mostrar o potencial da agropecuária da região Oeste. Com o tema “Sustentabilidade e Tecnologia para Gerar Resultados”, as atividades incluem debates, palestras, fóruns, exposição de animais, amostra e leilões de bovinos.