Colégio Municipal Eurides Sant´Anna divulga lista de alunos sorteados em vagas remanescentes

Mais de 340 novos estudantes terão ensino e disciplina em formato de gestão compartilhada com a Polícia Militar, para o ano letivo 2020

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou na quinta-feira (14), o sorteio para 349 vagas remanescentes do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna. Com o novo modelo de disciplina cívico-militar e gestão compartilhada com a Polícia Militar da Bahia para o ano letivo 2020, os novos egressos já poderão realizar matrícula nesta segunda (18) e terça-feira (19).

As inscrições e o sorteio aconteceram de forma eletrônica, dando visibilidade e transparência ao processo. No auditório do Colégio, a secretária de educação Cátia Alencar, os pais, alunos, professores, colegiado escolar, membros do Conselho Municipal de Educação e equipe técnica da Secretaria de Educação, acompanharam todo o trâmite do sorteio. No total, foram 349 alunos escolhidos nas vagas remanescentes, divididos da seguinte maneira: 281 vagas para 6º ano, 34 para o 7º ano, 24 para o 8º ano e 10 para o 9º ano, nos períodos matutino e vespertino.

A representante do Conselho Municipal de Educação, professora Antônia Souza, citou a organização e universalidade do sorteio, dando acesso aos pais e alunos. “Esse é um processo que se apresentou totalmente dentro de um contexto de lisura e universalidade, a proposta traz uma proposição positiva e a forma escolhida para inscrição e sorteio facilitaram o acesso dos pais e alunos. Então, o Conselho Municipal de Educação se faz presente como forma de garantir a permanência e acesso dos estudantes à escola”, disse.

Ao todo mais de 800 estudantes serão beneficiados com o novo método e a permanência dos militares na unidade escolar, proporcionando mais tranquilidade aos pais. “Estava ansiosa para que meus filhos fossem sorteados, porque tenho certeza que a presença dos militares contribui com a disciplina, segurança e aprendizagem dos nossos jovens. Antes tinha medo da violência e do comportamento dos estudantes do Eurides, e hoje todos os pais estão lutando para conseguir uma vaga”, salientou Dona Iraci Rosa, mãe de dois estudantes sorteados.

Acompanhando o sorteio das vagas excedentes, a secretária de educação Cátia Alencar explicou que os pais devem observar as datas e documentação para matrícula. “O novo modelo da gestão do Colégio Eurides Sant´Anna é um marco na educação, já percebemos uma grande mudança desde outubro, quando os militares da reserva assumiram a parte disciplinar. Tivemos uma grande procura pelas vagas, as inscrições e o sorteio ocorreram de forma muito transparente, elogiado pela comunidade escolar e Conselho Municipal. Ofertamos 349 vagas excedentes e vamos manter todos os estudantes que tiverem interesse de continuar estudando no Colégio Eurides Sant´Anna, só lembrando aos pais dos novos estudantes que providenciem a documentação para transferência interna que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro”, finalizou a secretária.

A lista dos estudantes sorteados, documentação e demais informações podem ser conferidas na Secretaria Municipal de Educação, localizada no Centro Empresarial de Barreiras.