Proposta de construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Grande é aprovada, em Barreiras

Durante a XXII Reunião Plenária Extraordinária do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG), realizada dia 19, no auditório da Prefeitura de Barreiras, foi aprovado o Plano de Trabalho para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e Enquadramentos dos Corpos de Água. O encontro do CBHRG foi coordenado pelo presidente do comitê e secretário de meio ambiente e turismo de Barreiras, Demósthenes Júnior.

“O Enquadramento dos corpos de água tem o objetivo de assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas, bem como diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes, avaliando a condição atual do rio, ou seja, discutir com a população da bacia, a condição de qualidade desejada para os rios, e, por fim, discutir e pactuar a meta com os diferentes atores da bacia hidrográfica, levando em conta as limitações técnicas e econômicas para seu alcance”, esclareceu o presidente do Comitê, Demósthenes Júnior.

A proposta foi elaborada pelo consórcio “Água do Oeste”, contratado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para realização de todos os trabalhos, e contou com a participação dos membros do CBH do Rio Grande. Segundo o presidente do CBH Rio Grande, Demósthenes Júnior, este avanço é muito importante para a gestão da bacia do Rio Grande, e comemora o empenho dos membros do comitê.

“Estes são importantes instrumentos para gestão dos recursos hídricos que vêm contribuir para garantir os recursos hídricos para futuras gerações. Os membros estiveram presentes todas as vezes que foram acionados e fizeram suas contribuições. Acredito que a proposta aprovada é fruto de muita dedicação, pois cada um representa um segmento do poder público, usuários ou sociedade civil”, concluiu.

Previsto para ser implementado em 14 meses, o plano será norte para ações que visarão assegurar a disponibilidade de água ao longo do tempo, por meio da promoção de um uso mais racional dos recursos através de ações práticas. Nesse sentido, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Ednaldo Campos, defendeu que todos os agentes envolvidos se comprometam com a real execução do plano. “A empresa que construiu o plano em Barreiras faz um bom trabalho. Agora nós precisamos que esses planos sejam de fato implementados. Nós temos 11 planos no âmbito do Comitê e precisamos unir forças para que esses planos saiam do papel”, disse.