Secretaria de Assistência Social e Trabalho promove capacitação e formação continuada para as novas equipes de referência

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho iniciou nesta quarta-feira, 04, a primeira etapa da capacitação e formação continuada das equipes de referência que atuarão nos equipamentos sociais e gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, integrado pelos quatro CRAS, CREAS, CENTRO POP, CRAM, Instituições conveniadas e Conselhos.

O encontro dos profissionais acontece até sexta-feira, 06, no Auditório da Secretaria de Educação, com uma intensa programação durante os três dias. Na abertura, a diretora Denise Mesquita fez a apresentação do Manual de Normas e Procedimentos Éticos e Profissionais da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com informações sobre a gestão das políticas públicas relacionadas ao Sistema Único de Assistência Social- SUAS.

“Nosso objetivo é buscar referências positivas para o aprimoramento constante dos trabalhos. Atendemos milhares de pessoas, famílias, idosos e crianças em toda nossa rede SUAS, e essas informações a nova equipe de profissionais é essencial, por isso recebemos todos de braços abertos, já apresentando a estrutura e dando suporte com apresentação dos serviços, projetos e programas da Assistência Social e Trabalho”, disse Denise.

Na quinta-feira, 05, a coordenadora do CRAS, Marília Machado apresentará as estratégias, atendimento, os serviços e o acesso qualificado dos Centros de Referência de Assistência Social. E na sexta-feira, 06, durante todo o dia, os novos servidores poderão assistir a palestra do Sr. Marcelo Tourinho de Garcia Soares, gerente da gestão do SUAS em Salvador, que fará uma ampla apresentação do sistema e todas as ferramentas. Finalizando a primeira etapa, a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher- CRAM, Fabíola Bomfim, abordará o tema “Políticas de direito e proteção da Mulher”.

A secretária Karlúcia Macedo explica que a capacitação e formação continuada terá sua segunda etapa ainda em setembro, buscando interagir e apresentar detalhadamente os programas e projetos da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras.

“Vamos dar continuidade à capacitação e formação com a segunda etapa na próxima semana, apresentando todos os programas e projetos da Assistência Social. É necessário que os novos servidores conheçam todo o funcionamento da Rede SUAS, que proporciona atendimentos e funciona como uma intervenção social planejada, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Todo nosso trabalho é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, crianças em situação de violência sexual e trabalho, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, idosos em situação de isolamento, mulheres em violência doméstica, adolescente com defasagem escolar e outros”, salientou a secretária.