Barreiras: Prefeito Zito Barbosa prestigia desfile dos Integrantes do Programa Idade Viva na Semana Cívica 2019

As comemorações realizadas durante a Semana Cívica em Barreiras acontecem simultaneamente em dois pontos da cidade, Praça Castro Alves e Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. Na terça-feira, (3), os integrantes do Programa Idade Viva participaram das homenagens colocando em destaque o tema “Cidadania se constrói com uma Pátria inclusiva e independente”.

A Fanfarra FANES, do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna, acompanharam o grupo do Idade Viva no desfile pelo Parque, e na oportunidade, mostraram as principais atividades realizadas ao longo da semana com a equipe multiprofissional do programa. Após o desfile cívico, cantaram o Hino Nacional junto com os estudantes do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna e o Colégio Estadual Duque de Caxias, com a presença do prefeito Zito Barbosa, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação, Cátia Alencar, de saúde Anderson Vian, chefe de gabinete Marileide Carvalho e do vereador Cézar da Vila.

Durante toda semana, escolas da rede municipal de ensino realizam desfiles cívicos pelas ruas dos bairros, envolvendo a comunidade das escolas da zona urbana e rural em momento de cidadania e civismo. Acompanhando de perto o trajeto do desfile do Idade Viva, o prefeito de Barreiras pontuou a importância também desse momento para a terceira idade.

“Iniciamos a Semana Cívica nessa segunda-feira com a participação de autoridades e estudantes da nossa cidade reforçando o amor a nossa Pátria, e hoje seguimos com os desfiles cívicos aqui no Parque Dom Ricardo, com a presença das escolas e a participação especial dos integrantes do Programa Idade Viva, que possuem toda uma história de vivência e recordações dessa data. Ao longo da semana teremos mais apresentações de colégios públicos e particulares, culminando com o desfile cívico na avenida Dr. Clériston Andrade, no sábado, 07 de setembro, comemorando o Dia da Independência”, destacou o prefeito.

Aos 80 anos, dona Nina se emocionou durante o trajeto do desfile. “Quando jovem fazia questão de participar dos desfiles cívicos e incentivei também meus filhos, e ainda hoje incentivo meus netos, inclusive a participar das fanfarras, porque esses momentos são únicos e importantes em nosso país”, disse. Já dona Edinália dos Santos agradeceu pela oportunidade de participar das homenagens à Pátria na terceira idade. “Espero todos os anos por essa data. É um momento muito bonito, com valorização da bandeira e do hino do Brasil, além é claro, da interação com os demais integrantes. Fiquei feliz em carregar a bandeira brasileira”, pontuou.

De acordo com a coordenadora do Idade Viva, a proposta é oferecer aos idosos a inclusão também no patriotismo, além de resgatar boas lembranças da época de estudantes. “O patriotismo é recorrente nos bate-papos durante a semana, assim, inseri-los nessa Semana Cívica em homenagem a Independência do Brasil é muito importante. Muitos aqui não tiveram na juventude essa oportunidade de desfilar e agora fazem questão de participar do desfile cívico, organizado com muito carinho pela equipe pedagógica”, finalizou Josele Castro.