9ª Romaria do Senhor dos Aflitos leva multidão de romeiros e fiéis a peregrinarem até o Santuário Diocesano no Cantinho

Em Barreiras, a fé e devoção do povo se renovam a cada ano, com a realização da tradicional Romaria do Senhor dos Aflitos. Como de costume, milhares de pessoas se reúnem a meia-noite de 1º de julho, em frente à catedral São João Batista, para seguir a pé por cerca de 20 km em direção ao Povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos. O longo percurso realizado na madrugada do 02 de julho é celebrado com cânticos e orações.

“É a minha primeira vez na romaria, sou natural de Ribeirão Preto – SP, mas moro há oito anos em Barreiras. Eu sempre ouvi falar desde que vim para cá, estou achando muito interessante, pretendo voltar ano que vem e trazer mais pessoas como minha mãe e meu pai”, disse o romeiro Caio Amorim.

Para dar mais segurança aos romeiros e turistas, a Prefeitura de Barreiras tem realizado desde 2017, profundas mudanças no povoado, além da urbanização, a montagem de uma grande estrutura incluiu ponto de apoio aos romeiros, SAMU, banheiros químicos, receptivo turístico, atuação da Cootrans e da Guarda Civil Municipal na organização do trânsito, barracas para comercialização de alimentos e toldos para abrigar um número cada vez maior de fiéis em cada edição. Este ano, estima-se que mais de 30 mil pessoas tenham passado pelo Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, ao longo do dia durante o festejo católico.

“Temos realizado um trabalho integrado com as nossas equipes de infraestrutura, turismo e agentes de segurança, dando apoio à programação da Diocese de Barreiras, para que os fiéis concretizem suas promessas percorrendo a estrada completamente recuperada. Além de toda a segurança, romeiros e visitantes ainda encontram no Cantinho toda a estrutura receptiva e segura”, disse o prefeito Zito Barbosa, que fez questão de acompanhar a programação de perto ao lado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo e secretários.

A Missa dos Romeiros foi a primeira do dia, às 5h, celebrada pelo Reitor do Santuário Pe. Felipe. Às 8h, a Missa dos Devotos foi presidida pelo Pe. Gleicimar, às 10h foram realizados batizados e o encerramento aconteceu às 16h com a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes.

A romaria se tornou também uma grande oportunidade para desenvolver o turismo religioso. Os moradores já aproveitam o cenário para vender produtos e comidas típicas. “Ontem eu trabalhei muito bem, vendi todos os meus pratos como galinha caipira, moqueca e carne de sol. Vendi muito almoço e café da manhã, foi muito bom porque deu oportunidade aos comerciantes locais e a gente já espera por isso o ano todo, para ganhar uma renda extra”, disse a moradora Patrícia Queiroz.

Localizado às margens do Rio Branco, o Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos é o ambiente sacro, que abriga a pequena igreja que foi elevada à condição de Santuário, em 16 de abril de 2016 e onde está o Crucificado que veio de Portugal há cerca de 300 anos. Segundo informações dos religiosos, foi trazido por Francisco e José Ayres da Fonseca, e é no tradicional 02 de julho que os devotos agradecem e renovam os seus pedidos ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos.