Projeto Horta nas Escolas entra no terceiro ano garantindo melhoria nutricional para estudantes de Barreiras

A iniciativa une Prefeitura, Aiba, universidades e empresas particulares

Uma reunião na última quinta-feira (21) uniu os parceiros do Projeto Horta nas Escolas, implantado em quatro escolas municipais de Barreiras em 2017 e ampliado em 2018, para 14 unidades. Neste terceiro ano, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia quer integrar um número ainda maior de colégios participantes, com a garantia de oferecer a estudantes de Barreiras, um complemento alimentar à merenda escolar, enriquecido por legumes e verduras cultivados pelos próprios alunos.

Os parceiros do Horta nas Escolas, que além das secretarias de Agricultura, Educação e Meio Ambiente de Barreiras, conta com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Instituto Aiba, Universidade do Estado da Bahia Campus IX (Uneb), Empresa JCO, Unirb e Centro Territorial de Educação da Bacia do Rio Grande (Cetep), se uniram para discutir e planejar as ações para 2019. “Todos os parceiros são fundamentais para o contínuo sucesso desse projeto seja como fornecedores de adubos orgânicos, terra vegetal, recursos materiais ou qualificação de pessoas”, disse o secretário de Agricultura de Barreiras, José Marques.

Dentre as decisões acordadas está a ampliação do projeto com o envolvimento de um número maior de estagiários de Agronomia para dar suporte a todas as escolas. A oferta de cursos de capacitação com foco na conservação do meio ambiente e na condução e organização das hortas também faz parte das atividades que serão postas em prática. Segundo o secretário, é importante que diretores de escolas que já participaram do projeto confirmem a continuidade em 2019 e que, as novas participantes enviem as solicitações de adesão para a Secretaria de Agricultura que funciona no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em horário comercial.