Barreiras recepciona encontro dos municípios do Território da Bacia do Rio Grande para formação sobre o CONVIVA EDUCAÇÃO

Com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Barreiras sediou na sexta-feira, 22, a primeira Formação no Território da Bacia do Rio Grande sobre o Conviva Educação, plataforma gratuita virtual de gestão da educação. O momento que seguiu durante todo o dia, reuniu técnicos em educação e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, para debater, também, a nova conjuntura política da educação nos âmbitos nacional e estadual.

Quatorze municípios foram convidados a participar da formação, conduzida pela articuladora Zuma Silva, na sede do Garra Cursos. Atualmente, cerca de cinco mil municípios brasileiros estão cadastrados na plataforma que auxilia na organização das rotinas administrativas das secretarias de educação com conteúdos informativos, aplicativo próprio, biblioteca e acessibilidade aos dados da gestão.

“Nós do Conviva temos nos colocando à disposição dos municípios para ajudar em todos os aspectos da gestão municipal, as ferramentas da plataforma são autoexplicativas e abrangem todas as áreas, inclusive a financeira. E, hoje, além de falar do sistema como um todo, trouxemos tudo dentro da abordagem do novo currículo para que a gente possa se preparar para cumprir os prazos de implantação estabelecidos até 2020”, destacou Zuma Castro.

Segundo a secretária de educação de Barreiras, Cátia Alencar, a UNDIME tem desempenhado um papel importante na integração dos municípios em favor da qualidade do ensino oferecido na região, oferecendo também a oportunidade compartilhar as experiências positivas das secretarias dos 14 municípios da Bacia.

“A UNDIME tem nos prestado um serviço muito importante na gestão da educação dos municípios, inclusive disponibilizando ferramentas como o CONVIVA. Barreiras e Wanderley já fazem uso do Conviva de formas distintas, é uma ferramenta importante que colabora desde a gestão de pessoal até financeira, escolar e institucional. Nós desejamos que todos os municípios possam utilizar e implantar essa plataforma”, finalizou a secretária de educação.

A metodologia da formação incluiu a apresentação geral sobre a plataforma e demonstrações práticas sobre como interagir e operar as ferramentas online.