Aluno da rede municipal de Barreiras representará a Bahia na Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente

Mais uma etapa vencida, e o estudante Renato André, da Escola Municipal Dr. Renato Gonçalves foi eleito um dos delegados que representará a Bahia na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em São Paulo entre os dias 19 a 23 de junho.

Renato passou pela fase municipal, estadual e agora nacional, compondo a comitiva de 19 delegados baianos juntamente com os colegas Carlos e Marilia, dos municípios de Riachão das Neves e Luís Eduardo Magalhães.

Na Bahia, 1.043 escolas das redes estadual, municipais e particulares de todo o estado participaram das conferências nas escolas, o que elevou a Bahia a condição de segunda colocada em âmbito nacional. Renato apresentou o projeto “Eu aprendo, Eu reutilizo, Eu preservo”, com alternativas de preservação, manutenção e permanência da qualidade e uso da água potável, a criação de um site com dicas de meio ambiente e principalmente, ações para plantio de matas ciliares e preservação do Rio Grande.

“Nossa maior riqueza é o Rio Grande, e na escola Renato Gonçalves temos a chance de ver todos os dias esse rio, que fica próximo. Minha expectativa é apresentar para o Brasil, o Rio Grande, que alimenta a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e acima de tudo, apresentar as ações de preservação para que no futuro mais crianças possam usufruir desse bem. Precisamos agir, fazer algo para preservar, melhorar as condições do meio ambiente a nossa volta”, disse Renato.

Agora na etapa nacional, os delegados discutirão o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar citou a importância da discussão do meio ambiente e principalmente o desenvolvimento das tecnologias sociais desenvolvidas para ajudar a levar água às populações em vulnerabilidade socioeconômica.

“ Barreiras comemora a conquista do nosso aluno Renato André, levando a discussão de medidas preventivas e também emergenciais para a melhoria dos nossos rios, nossa vegetação e também de preservação da água potável. O envolvimento dos alunos e escolas em atividades extracurriculares desta envergadura, sempre terão incentivo e a mobilização da Secretaria de Educação. Parabenizo a dedicação dos alunos da escola municipal Renato Gonçalves e toda comunidade escolar que já abraçou o projeto ‘Eu aprendo, Eu reutilizo, Eu preservo’ “, comemorou a secretária Cátia.

Com o resultado final, a Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente aprovará dois documentos com diretrizes e propostas, que serão encaminhadas ao Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.