No aniversário de Barreiras Prefeito Zito Barbosa entrega reforma e requalificação do Centro Educacional Luiz Viana e pavimentação asfáltica do Bairro São Miguel

A requalificação da escola se tornou símbolo da transformação na estrutura da educação em Barreiras.

Dando continuidade à festa dos 127 anos de emancipação política de Barreiras, o Prefeito Zito Barbosa entregou na tarde desse sábado (26), através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, a pavimentação asfáltica do Bairro São Miguel e a reforma do Centro Educacional Luiz Viana Filho, símbolo do desafio que assumiu no dia 19 de dezembro de 2017 em reformar de uma só vez, 32 escolas municipais.

O evento aconteceu na frente do Centro Educacional e contou além da participação dos moradores do bairro, estudantes, equipe gestora, também da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, do ex-prefeito de Barreiras, Paulo Braga e do secretariado do governo.

Para demonstrar a verdadeira transformação do novo ambiente, estudantes do 9º ano fizeram uma apresentação do histórico escolar em forma de cordel, para registrar os 27 anos de fundação da escola. A Diretora da unidade, Silvana Escobar, relatou que a escola passou por uma verdadeira reconstrução.

“Praticamente tivemos que recomeçar do zero a escola, faço parte da família do Luiz Viana há mais de 23 anos e pela primeira vez tivemos uma verdadeira reforma. Tenho certeza que quando um gestor prioriza a educação, ele nunca erra”, disse emocionada.

O Centro Educacional Luiz Viana Filho atende 624 alunos do 6º ao 9º ano, matriculados nos turnos matutino e vespertino que agora contam com uma escola totalmente requalificada e climatizada, com mudanças impactantes nos espaços de ensino aprendizagem na parte interna como também na parte externa do centro educacional.

“Hoje é um dia de imensa alegria, entregamos uma das escolas mais esperadas, aqui mudamos praticamente tudo e está linda como todas já entregues em Barreiras. Temos um cuidado todo especial juntamente com a equipe pedagógica que visitam todas as escolas do município, inclusive em escolas na zona rural, que pela primeira vez, nessa gestão, recebem esse auxílio tão importante para o processo pedagógico da escola. Pedimos aos estudantes, pais e gestores que cuidem desse novo espaço de aprendizagem totalmente reformado, com muito carinho e amor”, disse a secretária municipal de educação, Cátia Alencar.

Os moradores também festejaram nessa tarde, a entrega da pavimentação asfáltica do Bairro São Miguel, iniciada em fevereiro e entregue no sábado, 26, à população depois de trinta anos convivendo com a lama e poeira. Foram mais de 38 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, executadas com recursos próprios do município através do Programa Pavimenta Barreiras.

“Comemoramos hoje os 127 anos de emancipação política de Barreiras e os moradores do São Miguel receberam esse grande presente. Foram longos anos convivendo com a lama e a poeira, mas hoje essa falta de infraestrutura ficou no passado, felizmente entregamos essa obra para essa comunidade, merecedora do nosso cuidado”, disse João Sá Teles, secretário de infraestrutura.

Emocionado ao lado de sua mãe Dona Nina, o Prefeito Zito Barbosa, falou da satisfação em entregar a reforma e requalificação do Centro Educacional Luiz Viana Filho e a pavimentação asfáltica do bairro e confirmou a conclusão da reforma da quadra poliesportiva e a construção do refeitório solicitado pelos professores da unidade escolar.

“Hoje é o dia marcante para a nossa cidade, estou ainda mais feliz por estar aqui no Bairro São Miguel no dia em que Barreiras comemora 127 anos, entregando quase 40 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e também esse Centro Educacional tão importante no dia em comemoramos também 27 anos de sua fundação. Foi nesta escola que assumimos o compromisso de reformar 32 escolas de uma só vez em nosso município e estamos cumprindo. E hoje graças a Deus essa escola passa a ser um marco da transformação da educação em Barreiras, o próximo passo será concluir a reforma da quadra poliesportiva, e construirmos o auditório e o refeitório”, concluiu o Prefeito.