30 títulos são lançados durante a Flib 2024

A Festa Literária de Barreiras (Flib) trouxe uma programação movimentada na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), com rodas de conversa, contação de histórias e mesas de debates, além do lançamento de 30 livros inéditos. Os novos títulos abrangeram diversos gêneros e estilos literários, destacando escritores de Barreiras e outros municípios baianos com poesias, romances, literatura científica e infantil.

Entre as publicações, duas coletâneas ganharam destaque: ‘Mistérios dos Cerrados’, com o selo editorial da ABL, e ‘Volume 03 Concurso Osório Alves de Castro’, organizado pela Ufob, que abriram espaço para novos autores, muitos estreando com sua primeira obra. A programação foi coordenada pela presidente da ABL, Marilde Guedes, e o vice-presidente Théo Santos, com a participação ativa dos acadêmicos Franco Porto, Márcia Rasia, Roberto de Sena, Ananda Lima e Tina Laura.

“A ABL sente-se honrada em ser uma das instituições curadoras que planeja e executa esta festa, visando o empoderamento de coletivos historicamente relegados pelo cânone literário”, destacou Marilde Guedes. O evento fez parte das comemorações dos 133 anos de Barreiras e também marcou os 19 anos da ABL. “A FLIB é o maior evento literário do Oeste baiano, consolidado pela defesa de temas relevantes nas sociedades contemporâneas, como Vozes Geraizeiras (2019); Vozes dos Sertões da Bahia (2022); Vozes Afro-brasileiras e Africanas (2023); e Vozes Femininas (2024), todas ambientadas na Literatura”, ressaltaram a presidente da ABL e Curadora Geral da Flib.

Com o tema ‘Vozes Femininas na Literatura’, a Festa Literária foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barreiras, com curadoria da ABL, da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), do Núcleo Territorial de Educação (NTE/11) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Dircom/PMB – 27.05.2024